Ingaí, no Sul de Minas, não registrou casos de Covid-19 em março de 2021; epidemiologista da UNIFAL-MG comenta a situação em jornal da EPTV

Em participação ao vivo no Jornal da EPTV – 2ª Edição, exibido sábado (3), o professor de epidemiologia Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), da UNIFAL-MG, comentou  os dados referentes à situação da pandemia em Ingaí/MG. A cidade não registrou casos de Covid-19 em março, considerado o mês mais letal da pandemia.

Ainda que o resultado seja positivo, a letalidade no município, segundo estudo da UNIFAL-MG, ainda é considerada uma das maiores da região. Entre os municípios pequenos, Ingaí/MG está na décima posição com 4,9% de letalidade. “Isso não quer necessariamente dizer que os menores vão ter maior letalidade, mas cria um alerta sobre a importância de se detectar rapidamente os casos e socorre-los em tempo oportuno. Nesse sentido, nos municípios menores, essa necessidade ela pode ser prejudicada por eles estarem mais distantes da atenção hospitalar e mesmo terem, proporcionalmente, mais habitantes na zona rural”, destacou.

O professor Sinézio Júnior também alertou a tendência dos  municípios menores terem mais idosos entre a população e isso aumenta os riscos. “Por suas características sociais, demográficas e até culturais, nos municípios menores os encontros familiares podem ser mais significativos em aumentar o contágio nesses locais […]. E nesse momento de Páscoa, esse é um grande risco, porque se trata de uma data marcada pelos encontros de família”, enfatiza o professor.

Confira a reportagem completa:

 

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9408385/