“O amor é um assunto imbecil & outros poemas taquigráficos”, do professor Eloésio Paulo, é destaque no portal Alfenas Hoje

O portal Alfenas Hoje publicou uma matéria sobre a obra “O amor é um assunto imbecil & outros poemas taquigráficos” do professor Eloésio Paulo dos Reis, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da UNIFAL-MG, que reúne 74 poemas, a maioria produzida durante a pandemia. O livro foi lançado pela editora Dubolso.

De acordo com o autor,  a maioria dos poemas foram escritos durante o outono e o inverno de 2020, em momento de “tentativa de reorganizar a vida em função da pandemia”.  Na coletânea, conforme Eloésio Paulo, há uma progressão dos assuntos na obra, iniciando-se no amor, passando para política e depois religião, permeando episódios reais e imaginários da infância do autor e do próprio ofício da poesia. “Apesar da mudança constante, os poemas são unificados pelo tom irônico quase onipresente. A ironia é um grande antidepressivo para mim”, enfatizou ao Alfenas Hoje.

O titulo da coletânea, afirma Eloésio Paulo, advém de uma fala pessoal sobre o livro “A arte de amar”, do poeta latino Ovídio, em uma mesa organizada pelo colega Wellington Lima. Os poemas foram escritos no bloco de notas do celular, ditando o subtítulo ‘poemas taquigráficos’. A  apresentação da obra foi assinada pela mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, Paloma da Silveira Leite.

Ainda ao Alfenas Hoje, o professor revelou ter um carinho especial para o poema “Bicho-de-pau-podre”. “Expressa meu sentimento a respeito de muitas pessoas que eu julgava conhecer e, desde certos episódios recentes de nossa história política, revelaram certos predicados que eu nunca havia imaginado nelas”.

O livro ainda está sem data para evento de lançamento, no entanto, outras informações sobre a obra podem ser obtidas por e-mail: eduardofbreis@gmail.com

Confira também a matéria sobre o livro na editoria Autores UNIFAL-MG.

Leia a matéria na íntegra: Coletânea reúne 74 poemas, a maioria produzida durante a pandemia