Microbiologista da UNIFAL-MG orienta sobre o uso correto de máscara em entrevista na EPTV

A importância do uso contínuo da máscara,  a maior proteção contra a Covid-19,  foi destaque no jornal Bom Dia Cidade – EPTV, da quarta-feira (7). E para dar dicas sobre o uso correto, a emissora convidou a microbiologia Ana Carolina Barbosa Padovan, do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG. E, ao vivo, a docente demonstrou como usar corretamente a máscara.

Conforme detalha a professora, devido a alta transmissibilidade das novas variantes do vírus,  o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, tem recomendado o uso de duas máscaras para aqueles que não possuem a máscara PFF2  utilizada em ambiente hospitalar e que filtra 95% das partículas de aerossóis. “Então a melhor é a PFF2, mas se a gente não tem, a gente deve usar duas máscaras”, reafirma Ana Carolina Padovan.

Dando prosseguimento a sua participação no jornal, a professora explicou como deve ser feito o uso das duas máscaras, no qual se deve colocar primeiro uma máscara cirúrgica e por cima uma de pano. “Sinta se ela [a máscara de pano] está pressionando e vedando todo o rosto para que não saia e não entre ar”, salienta a microbiologista. A vedação completa da face, explica Ana Carolina Padovan, é fundamental para que as partículas de ar que contem o vírus não vazem. Finalizando, a professora comentou sobre descarte correto e reutilização de máscaras.

Confira a reportagem completa:

 Disponível no link: http://globoplay.globo.com/v/9416149/