Live “Um doce gestar em meio a pandemia de Covid-19” e lançamento da Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica

Dados do Ministério da Saúde mostram que, apesar da maioria das gestantes apresentarem quadros clínicos leves a moderados ao serem infectadas pelo coronavírus, de 1 a 5% ainda necessitam de suporte ventilatório ou cuidados em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além disso, existe maior risco de complicações, principalmente, no último trimestre da gravidez e no puerpério, inclusive com casos de óbito materno. Pensando nisso, docentes e discentes da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, aproveitaram o evento inaugural da Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica (LAENP) e promoveram a live Um doce gestar em meio a pandemia de Covid-19”.

Transmitida pelo canal da UNIFAL-MG no Youtube, a ação extensionista reuniu on-line a comunidade acadêmica e estudantes de várias instituições de ensino, que acompanharam a professora Estefânia Santos Gonçalves Félix Garcia, do Grupo UNIS-MG, que abordou as estratégias de promoção de saúde e de prevenção de agravos durante o processo gestacional em meio a pandemia na live.

De acordo com o coordenador da Liga, Prof. Denis da Silva Moreira, o conteúdo abordado pela palestrante, foi importante para o aprimoramento do cuidado durante o período gestacional em um contexto tão complexo e permeado por incertezas e ansiedade. “A exposição de informações relevantes referente à Covid-19 durante a gestação contribuiu no processo de formação dos futuros enfermeiros. E o empoderamento profissional da Profa. Estefânia, por meio de um olhar empreendedor, possibilitou dar visibilidade e valoração a área da enfermagem materno infantil”, afirmou.

O evento contou ainda com a apresentação da trajetória para a criação da LAENP, sua diretoria e membros efetivos aprovados em processo seletivo. Os participantes da Liga são: coordenador geral, Prof. Denis da Silva Moreira, coordenadora adjunta, Profa. Cristiane Silveira Monteiro, colaboradora Profa. Adriana Olímpia Barbosa Felipe, Viviani Aparecida Fraga (presidente), Marcela Amoreli Silveira (vice-presidente), Fabiana Helena da Conceição (secretária), Diovanna Rocha Souza (diretora de ensino), Amanda Pedrosa Costa (diretora de pesquisa), Isadora Lima de Araújo (diretora de extensão) e  Anne Andrade Matiazi de Oliveira (diretora de comunicação).

Confira a live na íntegra: