:: Boletim Epidemiológico nº 17 – 12/04/2021 – Situação epidêmica da Covid-19 em o sul de Minas

A edição desta semana destaca que ainda faltando dois dias para o término da Onda Roxa, observase uma melhora no quadro epidemiológico de novos casos no sul de Minas.

Tendência de diminuição de incidência e crescimento de mortes e internações: e12/04/2021observase tendência de diminuição de incidência, mas aindcrescimento de mortes e de internaçõesAté agora, abril parece ser o pior mês em mortalidade na região.

Recorde média semanal de mortes: no dia 11/04 foi registrado recorde dmédia semanal de mortes com 45 óbitos diários e no dia seguinte registrouse uma média de 42 óbitos por dia na semanaEsse númerrepresenta um aumento de 72% namortes normalmente registradana região diariamenteÉ um fato inédito e configura uma tragédia sanitária nunca vista no histórico de registro de mortalidade na região sul-mineira.

Situação no estado de Minas Gerais: o estado dMinas Gerais, embora ainda permanecendo com tendência de estabilidade no número de casos, apresentou um crescimento de 26% de sua média semanal do dia 05 para o dia 12 de abril, indo de 7.907 para 9.946. Além disso, a tendência de estabilidade em internaçõesque havia uma semana antesse reverteu para crescimento no último dia 12tendência ainda também crescente no número de mortes.

Efeitos da Onda Roxa nas regiões do estado: no primeiro dia da Onda Roxa, 12 das 14 regiões dMinas Gerais estavam com tendência de crescimento de casos novos, no dia 12 de abril esse total baixou para 2. Apenas 3 municípios, dos dez mais populosos do sul de Minas, apresentam tendência de alta em casos novos: Pouso Alegre, Passos e Três Pontas Mas, é Pouso Alegre que vive pior situação entre os maiores do sul dMinas, porque é o único que apresenta simultaneamente tendência de crescimento de casos, internações e óbitos. Para a cidade, projetase nos próximos dez dias uma demanda aproximada de 103 internações e um aumento de 30 mortes para o início de maio.

Mortalidade: emortalidadea situação melhorou em Passos, Itajubá e Alfenas, indo de crescimento para diminuição e em  Varginha passando de crescimento para estabilidade. Apesar disso, em Itajubá, se considerado grande crescimento nas internações é de se supor um significativo aumento de mortes e possível reversão da tendência de diminuição da mortalidade.

Cobertura vacinal: a região sul atingiu uma cobertura vacinal dos idosos com 80 anos ou mais de 96% 57%respectivamente, de primeira e segunda dose. Na faixa de 75 a 79 anos, 90% das pessoas foram vacinadas com a primeira dose na região e na faixa de 70 a 74, 83%. Entre os dez maiores municípios em população destaque positivo para Pouso Alegre que se sobressaiu em cobertura com primeira e segunda dose nas faixas etárias prioritárias. E destaque negativo para Alfenas que registra apenas 63% e 24% de cobertura com primeira e segunda dose, respectivamente. Acesse na íntegra