:: Boletim Epidemiológico nº 18 – 19/04/2021 – Situação epidêmica da Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O número 18 do boletim mostra que após um mês e dois dias de Onda Roxa, a média diária de casos na semana registrou 7.537. Uma diminuição de 24% em relação a uma semana antes, mas apenas 8% a menos comparando com duas semanas atrás, o que configura estabilidade.

Preocupação com a reversão de tendências de estabilidade e queda de novos casos: se, assim como a região Sul, outras regiões do estado começarem a reverter tendências de estabilidade e queda de novos casos, a eficiência da Onda Roxa estará comprometida. O último dia 16 de abril marcou novo recorde de novos casos num só dia no Sul de Minas com 2292 registros e também o fim da tendência de redução da incidência de dez dias seguidos. As internações e mortes continuam em crescimento. O que significa que não haverá redução da pressão por leitos e a diminuição de óbitos no curto prazo porque a estabilidade de novos casos está acima de 1000 registros diários, projetando uma média e 100 internações e mais de 30 mortes por dia.

Cobertura vacinal na região sul de Minas: o Sul de Minas alcançou cobertura vacinal das pessoas com 80 anos ou mais de 100% com a primeira dose e 63% com a segunda. Se a vacinação não começar a surtir efeito, espera-se a manutenção de grave situação epidemiológica para abril e maio. Mais do que medidas restritivas de circulação e aglomeração social, é urgente que seja intensificada a identificação de casos, rastreamento dos contatos e isolamento de ambos para a contenção do contágio. Acesse na íntegra