Docente e mestranda em Gestão Pública analisam impactos econômicos da Covid-19 no Sul de Minas em artigo para blog de Varginha/MG

Em um artigo publicado no Blog do Madeira no dia 16/4, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), e a discente Joice Zentner, mestranda em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL-MG, abordaram o aumento da extrema pobreza no Sul de Minas Gerais durante a pandemia do Covid-19, a partir de dados levantados pela EPTV Sul de Minas e pelas respectivas prefeituras municipais.

Com base em dados do IBGE, os autores destacam que, desde 2018, o Brasil vem novamente aumentando seu mapa da fome e essa situação foi intensificada com pandemia do Covid-19 visto ao impacto das medidas sanitárias nas atividades econômicas do país. Com o recuo do PIB (Produto Interno Bruto) em 4,1% no ano de 2020 e a trajetória de queda no primeiro trimestre de 2021, os autores apontam aumento no número de demissões levando a uma queda da renda e do consumo das famílias.

Para Fernando Pereira e Joice Zentner, as medidas paliativas, adotadas pelos governos, como o auxílio emergencial, são fundamentais, porém insuficientes para frear o aumento da pobreza. Quanto ao Sul de Minas, até mesmo as grandes cidades da região como Varginha, Poços de Caldas e Pouso Alegre, têm registrado um preocupante crescimento no número de famílias em situação de extrema pobreza (renda correspondente a menos de R$3 diários por pessoa). Das três cidades, Poços de Caldas foi a que apresentou o maior aumento de 31,9% no número de famílias em situação de extrema pobreza, saltando de 2.263 para 3.080.

Finalizando o artigo, os autores enfatizam: “Fica evidente a necessidade de políticas públicas mais contundentes, pensadas de forma a conter o avanço da (extrema) pobreza e mudar o panorama apresentado. Sem isso, o círculo vicioso só se aprofunda”.

O artigo está disponível na íntegra em: Covid-19 e aumento da extrema pobreza no Sul de Minas Gerais.

Colaboração: Túlio Rabelo, estagiário de Comunicação Social da UNIFAL-MG campus Varginha

Copy link
Powered by Social Snap