Docente da UNIFAL-MG fala sobre aumento de internações por Covid-19 de pessoas com menos de 40 anos; disseminação de novas variantes, vacinação e número de novos casos também são assuntos em destaque

Mais da metade das internações por Covid-19 no mês de março foi de pessoas com até 40 anos de idade, conforme levantamento da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Para comentar o assunto, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou do jornal da EPTV 1ª Edição no dia 19/4. 

A disseminação de novas variantes mais transmissíveis e o efeito positivo da vacina nos idosos são algumas das explicações para os dados registrados. “No sul de Minas, nós já temos a variante B1128, que é mais transmissível como aquela de Manaus. A carga viral que chega às pessoas consegue, agora, penetrar mais, e mais vírus se replicam nas pessoas. Mesmo os mais jovens passam a ter sintomas e chegam à internação”, salientou. Para o docente, o efeito mais grave ou tão grave quanto a internação é que jovens permanecem mais tempo na UTI, podendo provocar congestionamento.

Sobre as vacinas, o professor acredita ser desejável expandir o processo de imunização. “Acontece que nós estamos com essa escassez de doses, então, nesse sentido, temos que priorizar a população acima de 60 anos e, entre as pessoas abaixo de 60 anos, imediatamente aquelas que têm doença crônica”, comentou.

Embora os números tenham diminuído durante a Onda Roxa, no dia 16/4,  bateu-se o recorde de casos novos de toda a pandemia. “Essa pandemia sempre nos dá surpresas, é difícil fazer previsões muito longas, mas, neste médio prazo ou talvez curto prazo, não nos surpreenderá se o número de mortes diminuir, porque vamos colher frutos da diminuição de casos de três semanas de Onda Roxa, mas nós estamos verificando o aumento de novos casos. Então, a gente pode ter uma diminuição de mortes em duas semanas, mas, em três semanas, começar aumento de internação e em um mês o aumento no número de óbitos”, completou o docente.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/9447675/