:: Boletim Epidemiológico nº 19 – 26/04/2021 – Situação epidêmica da Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Ao completar 40 dias do início da Onda Roxa em Minas Gerais, a edição nº 19 apresenta um registro de 6.229 casos de média diária semanal. Uma redução de 34% em relação a duas semanas antes, configurando tendência de queda.

Situação geral em Minas Gerais: nenhuma região mineira apresenta tendência de crescimento sendo que, exceto Triângulo Sul e Centro Sul que estão em estabilidade, todas apresentam diminuição. Minas Gerais também apresenta tendência de redução das internações e estabilidade de óbitos. Os dados indicam que o ritmo do contágio foi diminuído com a vigência de quatro semanas de medidas mais restritivas. Nos primeiros 14 dias novas cadeias de transmissão foram evitadas e nos 14 dias seguintes a resolução dos casos das duas semanas anteriores se somou à prevenção de novos casos.

Região sul de Minas: o Sul de Minas registra tripla tendência de diminuição: novos casos, internações e óbitos. Apenas a regional de Varginha mantém estabilidade em casos novos e tendência de crescimento de internações e óbitos. O ritmo do contágio diminuiu também entre os dez mais populosos municípios da região. Nenhum registra tendência de aumento de novos casos. Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos, Itajubá e São Sebastião do Paraíso apresentam tendência de diminuição e estabilidade em Lavras, Alfenas, Três Corações e Três Pontas. Em internações, apenas Lavras e Três Pontas apresentam crescimento e os demais tendência de queda. Em mortes, Pouso Alegre, Lavras, Itajubá e Alfenas têm tendência de queda, em estabilidade Varginha e crescimento em Poços de Caldas, Passos, Três Corações e São Sebastião do Paraíso.

Resultados positivos da Onda Roxa, mas número de novos casos ainda alto: os indicadores apontam que a Onda Roxa teve resultados positivos. Mas o número de novos casos ainda é alto e somado ao ritmo lento da vacinação cria ambiente favorável ao surgimento de variantes mais transmissíveis e resistentes. A média diária de novos casos na semana registrou 815, que é mais que o dobro da média de novos casos por dia durante toda a pandemia. A mortalidade média diária na semana de 41 óbitos ainda é 4 vezes maior do que a média diária observada em toda a pandemia.

Pandemia acelerada em 2021:  comparando 2020 e 2021, a pandemia acelerou de modo dramático em 2021. Na região Sul, durante os 4 primeiros meses do ano a média diária de casos foi de 922 contra 191 de 2020. Em mortes, a média diária foi de 4 óbitos em 2020 para 24 em 2021 e a letalidade foi de 2,3% em 2020 para 2,6% em 2021. O Sul de Minas registra uma cobertura vacinal acima de 96% da população com 70 anos ou mais, mas a cobertura de segunda dose entre os de 80 ou mais avançou pouco. Acesse na íntegra