Esperança e preocupação são perspectivas para o mês de maio, aponta epidemiologista da UNIFAL-MG a respeito de indicativos de Covid-19 no sul de Minas Gerais

A fim de comentar dados observados em abril e expectativas para maio, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou do jornal Bom Dia Cidade exibido no dia 30/4. O docente falou sobre a relação entre o tempo de queda de casos e o número de mortes e internações, assim como mencionou os resultados da Onda Roxa.

“O caso surge, a internação, normalmente, se dá depois de 10 dias, 12 dias, e as mortes, muitas vezes, 15, 20 dias depois. Quando nós observamos uma queda de casos, não é imediato esse reflexo do número de mortes e internações. Fica uma preocupação de que essas mortes também possam estar sendo causadas já como um efeito da nova variante P1”, explicou.

Na oportunidade, o professor também comparou a situação do estado de São Paulo, que detectou grande presença da variante P1, e Minas Gerais. “Nós temos, vamos dizer assim, o atraso de um mês em relação a São Paulo, e esse mês será exatamente maio. Com pessoas vacinadas, mas não todos, e casos novos surgindo em ritmo alto, você favorece o surgimento de variantes mais transmissíveis”, completou.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9477005/