Nutricionista da UNIFAL-MG sugere atenção ao consumo de alimentos embutidos devido à presença de substâncias prejudicais à saúde

Em participação ao vivo no jornal Bom Dia Cidade do dia 04/05, a nutricionista Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace/UNIFAL-MG), falou sobre substâncias químicas prejudiciais encontradas em embutidos, como conservantes e aditivos químicos, e deu dicas sobre uma alimentação equilibrada e saudável.

Na oportunidade, a nutricionista deu destaque ao excesso de sódio e nitrato e nitrito de sódio, os quais, durante o processamento ou a digestão, podem se transformar em compostos tóxicos para o nosso organismo. Quanto à quantidade a ser consumida, a técnica administrativa da Prace afirmou que o consumo deve ser esporádico. “Pensando em uma alimentação equilibrada, o ideal seria que eles não estivessem presentes na nossa alimentação mesmo, então um consumo muito esporádico para a gente evitar não só o câncer, mas outro tipo de doenças”, afirmou.

Segundo ela, as versões caseiras são menos prejudiciais por evitarem o uso de conservantes. “Mas nós temos outras opções, como o arroz com feijão […], a sardinha, o atum, que são mais em conta, e o ovo”, indicou. Quanto à Covid-19, a nutricionista alertou para o fato de que um padrão de alimentação saudável mantém o estado imunológico em alerta para combater a infecção.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/9486062/