“Química & Bioquímica de Alimentos” – Bruno Martins Dala Paula (Org.)

Acaba de ser publicado, em versão digital, o livro “Química & Bioquímica de Alimentos”, que propõe ser referência bibliográfica para aulas de disciplinas da graduação e pós-graduação da área. Sob a organização do professor Bruno Martins Dala Paula, da Faculdade de Nutrição (FANUT) da UNIFAL-MG, a obra foi elaborada a partir de materiais de estudos para a disciplina de mesmo nome, oferecida ao curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologia e Qualidade na Produção de Alimentos da Universidade em 2020.

O e-book reúne oito capítulos nos quais são abordados temas e subtemas relacionados à “Água”, “Carboidratos”, “Lipídeos”, “Proteínas”, “Enzimas”, “Vitaminas”, “Minerais e contaminantes metálicos em alimentos” e “Reações de escurecimento não-enzimático em alimentos”.

“A situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia de Covid-19 à população brasileira, além dos obstáculos gerados no ensino serviram de incentivo para a organização e publicação gratuita deste material”, revela Prof. Bruno Martins Dala Paula, organizador da obra. (Foto: Arquivo Pessoal/Bruno Martins Dala Paula)

“O material elaborado para a disciplina apresentava potencial para ser publicado no formato de livro, mas antes seria necessária a revisão de todo o conteúdo, a elaboração de elementos gráficos de autoria própria, além da certificação de que as figuras utilizadas estavam disponíveis em domínio público ou com licença que permitia a reprodução do material”, explica Prof. Bruno sobre como surgiu a ideia de elaborar a obra.

Segundo o idealizador, a organização de todo o material até à publicação demandou 14 meses de atividade da equipe de autores, da qual fizeram parte cinco pesquisadores especialistas nos temas abordados.

Além da participação do próprio professor Bruno na elaboração dos capítulos, o livro conta também com a colaboração dos pesquidadores:

  • Prof. Eduardo de Figueiredo Peloso, que possui vasta experiência no ensino de Bioquímica, sendo vinculado ao Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG;
  • Profa. Flávia Beatriz Custódio, vinculada ao Departamento de Alimentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), expert na área de contaminantes inorgânicos em alimentos, que faz parte do Grupo Técnico de Contaminantes em Alimentos, coordenado pela ANVISA, sendo ainda membro da delegação brasileira nas reuniões do Comitê Codex de Contaminantes em Alimentos (CCCF);
  • Profa. Dianini Hüttner Kringel, colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que desenvolveu o seu mestrado e doutorado com diferentes polissacarídeos;
  • Prof. William Permagnani Gozzi, do curso de graduação de Biologia (Bacharelado) da UNIFAL-MG, segundo o organizador, contribuiu de forma expressiva com a elaboração de alguns capítulos, além da elaboração de elementos gráficos.

A organização é um dos diferenciais da obra, uma vez que inclui elementos de auxílio à aprendizagem, como a seção intitulada “Facilitando o entendimento!”. Nesta seção, os autores indicam um link de vídeo relacionado ao conteúdo abordado e o comenta criticamente. A publicação também apresenta a seção “Curiosidade” desenvolvida, de modo a contextualizar o leitor com informações pertinentes e relacionadas ao tema abordado no respectivo capítulo.

O prefácio do livro é assinado pela pesquisadora Maria Beatriz de Abreu Gloria, professora do Departamento de Ciências do Consumo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que descreve: “Tenho certeza de que este livro despertará em vocês o interesse e a paixão pelos alimentos. Permitirá melhor compreensão dos alimentos na sua essência química, nas possíveis transformações ao longo de toda a cadeia produtiva (incluindo cozinha e indústria), e nos possíveis impactos na saúde humana e qualidade de vida.”

A publicação foi disponibilizada gratuitamente neste mês de maio para acesso na Biblioteca Virtual de e-books da UNIFAL-MG e no Repositório EduCapes, mas conforme Prof. Bruno, a equipe de autores pretende associar o lançamento oficial a um evento científico na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, aberto a toda comunidade, com previsão de acontecer no segundo semestre de 2021.

“A situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia de Covid-19 à população brasileira, além dos obstáculos gerados no ensino serviram de incentivo para a organização e publicação gratuita deste material”, diz, informando que a equipe tem perspectiva de tornar a obra impressa, mas se encontra satisfeita em alcançar o seu objetivo principal: proporcionar uma referência bibliográfica de qualidade e gratuita aos estudantes e profissionais da área de alimentos e afins.

Acesse o e-book na Biblioteca Virtual da UNIFAL-MG, neste link ou no Repositório EduCapes.