Em jornal da região, docente da UNIFAL-MG fala sobre diversidade sexual e reforça o combate à homofobia, bifobia e transfobia

No dia internacional contra a homofobia (17/5), o professor Elias Evangelista Gomes, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, participou ao vivo do jornal Bom Dia Cidade, a fim de abordar a temática da diversidade sexual e de trazer ao debate a questão da violência física e psicológica sofrida pela comunidade LGBTQIA+.

Conforme explicou o docente, a homofobia se baseia em hierarquias sexuais: a heterossexualidade é considerada superior, e a homossexualidade, a bissexualidade e a transsexualidade são consideradas inferiores. “Nesse sentido, pensam que as pessoas LGBTQIA+ podem ser vítimas de violência. Mas é importante que a sociedade reflita sobre essas violências: o Brasil é um dos países que mais matam […]. No ano passado, foram 237 pessoas mortas e 13 suicídios em decorrência da homofobia”, contou.

Na oportunidade, o professor também destacou que não só violência física atinge pessoas LGBTQIA+, mas também agressões verbais, piadas, desacato e pressão psicológica, a qual pode destruir a autoestima e autoconfiança.

Embora conquistas tenham sido alcançadas, a exemplo do reconhecimento da homofobia como crime e da visibilidade na mídia, o professor salientou a importância de se lutar contra preconceitos.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9521272/