Artigo no portal “O Alfenense” aborda os cortes orçamentários nas universidades federais e cita a situação da UNIFAL-MG

O artigo Cortes Orçamentários das Universidades afetam toda sociedade, publicado no dia 22/05 no portal de notícias “O Alfenense”, aborda os recentes cortes orçamentários sofridos pelas universidades federais brasileiras. Segundo o texto, das 2.608 instituições de educação superior presentes no Brasil, 302 são públicas, e as 69 universidades federais  convivem com a possibilidade de paralisação das atividades pela diminuição de recursos.

O autor do artigo, Guilherme Abraão é discente do curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG, e exemplificou o tema com a situação da Universidade, incluindo um breve resgate histórico, avaliações e números de estudantes, servidores e profissionais terceirizados da Instituição.

“Sem aprofundar, apenas observando os dados postos, a UNIFAL-MG é uma das maiores empregadoras no Município de Alfenas. As centenas de estudantes e professores/as alugam e se alimentam, movimentam fortemente nossa economia e, como dito, os cortes afetam todos nós, desde o locador de imóveis, os supermercados, os restaurantes, as redes de postos, toda cadeia econômica local sente diretamente quando a UNIFAL-MG é atacada. Juntas, a UNIFENAS e a UNIFAL formam os maiores bens de Alfenas, e tem um legado incalculável. Em outra ocasião podemos falar dos projetos de extensão, seja na área de saúde ou de educação, em que ambas atendem milhares de pessoas”, consta no artigo.

O articulista lamenta os golpes sofridos pelas universidades e pela educação no Brasil e finaliza o texto com a reflexão: “Como vimos ‘A crise da educação no Brasil não é uma crise, é um projeto’. Dói reconhecer, mas as sábias palavras do mestre imortal Darcy Ribeiro estão cada vez mais atuais e se materializando, e a nós cabe lutar e defender nossas Universidades, afinal, elas são um imenso e forte cobertor que nos salva, acolhe e protege, e certamente estes tempos ruins irão passar!”

Confira o artigo completo em: Cortes Orçamentários das Universidades afetam toda sociedade