Seleção para o mestrado em História Ibérica

Inscrições abertas para o processo seletivo do mestrado profissional em História Ibérica, na área de pesquisa “Cultura, Poder e Religião”.

De acordo com edital, são oferecidas 05 vagas, das quais podem concorrer, candidatos portadores de diploma de bacharelado ou licenciatura obtido em cursos reconhecidos pelo MEC em universidades nacionais ou estrangeira, devendo o diploma, neste último caso, estar revalidado ou em processo de revalidação; portador de documento equivalente; ou, ainda, estar cursando o último período do curso de graduação.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 02/07/2021. Atenção! É necessário que o(a) candidato(a) envie a documentação, descrita abaixo, juntamente com a matrícula.

a) Cópia autenticada do diploma de bacharelado ou de licenciatura, documento equivalente,  declaração institucional de conclusão do curso de graduação ou declaração institucional atestando que está cursando o último período do curso [em arquivo digital, formato PDF];
b) Cópia atualizada do histórico escolar da graduação [em arquivo digital, formato PDF];
c) Currículo Lattes devidamente documentado (com cópias dos documentos comprobatórios solicitados para análise), somente dos itens constantes no Apêndice C do edital [em arquivo digital, formato PDF];
d) Imprimir o comprovante da inscrição e apresentar no dia da Entrevista;
e) Pré-projeto [em arquivo digital, formato PDF] que contemple a área de concentração e a linha de pesquisa do PPGHI, constituídos nos itens 2.1.4 do edital.

Sobre o processo seletivo

Composto pelas etapas abaixo, o processo seletivo será realizado entre 05 e 12 de julho de 2021.

• 1ª etapa (eliminatória) – 05/07/2021 às 10h: análise do pré-projeto apresentado (apenas pela Comissão de Seleção), conforme critérios estabelecidos no Apêndice B do edital;
  • 2ª etapa (eliminatória) – 08/07/2021 às 10h: entrevista do(a) candidato(a) com membros da Comissão de Seleção (via plataforma Google Meet). Fará parte da entrevista a arguição sobre o pré-projeto apresentado, conforme critérios estabelecidos no Apêndice B
    do edital.
  • 3ª etapa (classificatória) – 12/07/2021 às 10h: análise do currículo (apenas pela Comissão de Seleção). Os critérios de avaliação e de pontuação do currículo constam no Apêndice C do edital.

Para mais informações sobre os critérios do processo seletivo, acesse o Edital 12/2021 disponível na página do Programa de História Ibérica.