Tendência de aumento de novos casos de Covid-19 na região sul-mineira é extraordinária, destaca epidemiologista da UNIFAL-MG em jornal da EPTV

No dia 31/05, o jornal da EPTV 1ª Edição convidou o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, para comentar o atual momento da pandemia no sul de Minas Gerais. Na participação, o docente falou sobre os hospitais de campanha que foram desativados, o início da imunização de profissionais da educação e a necessidade de diminuição de novos casos da doença.

Segundo o Prof. Sinézio Inácio, diante da circulação da variante P1, que possui carga viral maior, e do avanço de casos na população mais jovem, pode-se agravar a situação das vagas hospitalares e da mortalidade. “Não foi prudente desativar hospitais de campanha que estavam acrescentando leitos ao sistema. Nós temos um nível de casos com uma tendência de crescimento que é extraordinária. Temos que conter esse ritmo de casos. No sábado agora, por exemplo, nós batemos um novo recorde histórico de média por dia, na semana, de 1726 casos”, contou ao jornal.

Quanto à vacinação de profissionais da educação, o docente falou sobre a aplicação de doses em professores da educação infantil, considerando a segurança alimentar e sanitária das crianças. “As crianças também não são as grandes transmissoras. Nós vimos que em Serrana, agora, houve uma vacinação massiva da população, no município de São Paulo, que mostrou que chegando a 75% de vacinação, mesmo sem vacinar crianças e adolescentes, você começa a controlar a pandemia”, comentou.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9561286