UNIFAL-MG realiza reinauguração oficial da Farmácia Universitária; evento conta com participação de reitor da UNIFAL-MG e de representantes da FarUni e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Instituição

No dia 18/06, a UNIFAL-MG promoveu a reinauguração oficial da Farmácia Universitária, gerida pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade, após reforma estrutural para atendimento das novas diretrizes curriculares do curso de Farmácia e adequação às exigências sanitárias dos órgãos de controle. Com a reabertura, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas, a FarUni passa a dispensar à população de Alfenas, gratuitamente, medicamentos do componente básico destinados ao tratamento de hipertensão, diabetes, asma, problemas de colesterol e outros.

Foto: Arquivo/Dicom

Participaram presencialmente do evento o reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o chefe da FarUni, Prof. Tiago Marques dos Reis, a atual diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, Profa. Maria Rita Rodrigues, a ex-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Sandra Maria Oliveira, e a farmacêutica Milena Carla Espósito.

Na oportunidade, o professor Tiago Marques falou sobre a importância da Farmácia Universitária para promover e consolidar competências profissionais. “É uma honra viver a dimensão que este ato tão simbólico de reinauguração representa e que marca um expressivo recomeço para a nossa Farmácia Universitária, um recomeço compromissado com as exigências legais e sanitárias, alinhado às novas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Farmácia e, mais que isso, um recomeço que corresponde às demandas da nossa comunidade”, iniciou o docente.

Segundo ele, trata-se de um recomeço que oferece condições, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, de formar profissionais sensíveis à essência de ser farmacêutico. “É um recomeço repleto de oportunidades para aqueles que, como eu, certamente terão orgulho de serem farmacêuticos por esta Universidade, e que olharão para trás com carinho, lembrando do aprendizado obtido neste importante cenários de práticas que é a Farmácia Universitária”, disse.

Citando o poema “Mãos Dadas”, de Carlos Drummond de Andrade, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, também proferiu mensagem de orgulho pela reinauguração. “Quero falar sobre a importância da Farmácia Universitária para a Extensão Universitária, a nossa dimensão que é a mais próxima da população, mas, muitas vezes, é aquela que não é reconhecida. Eu gosto de dizer que Extensão é diálogo. A Extensão Universitária acontece nos nossos projetos, mas acontece no momento em que nós trazemos a informação para a população e no momento em que ouvimos a população […]. E nós temos uma farmácia universitária que é essencial para o funcionamento e para a construção dessas três dimensões [Ensino, Pesquisa e Extensão]”, destacou o reitor da UNIFAL-MG.

Foto: Reprodução/Youtube UNIFAL-MG

A reinauguração também contou com a presença, por webconferência, a da professora Liliana Batista Vieira, vice-chefe da FarUni;  da professora Ana Lúcia Leite Moraes, vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas; do professor Marcelo Aparecido da Silva, coordenador do curso de Farmácia; do professor Ricardo Radighieri Rascado, membro titular da comissão técnico-científica; da professora Luciene Alves Moreira Marques, membro titular da comissão técnico-científica; do professor Mateus Freire Leite, membro suplente da comissão técnico-científica; da professora Márcia Helena Miranda Cardoso Podestá, membro suplente da comissão; e da servidora técnico-administrativa Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Mafarron, farmacêutica da FarUni. A universitária Francisca Moreira Cotrim participou como representante discente do corpo de discentes da Universidade na comissão técnico-científica, assim como a sua suplente, a universitária Carolina Ribeiro de Lima.

Confira o evento completo no link: https://youtu.be/d4MpMsdRqgc

Foto: Arquivo/Dicom