Jornais da EPTV destacam atuação de Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid19 desenvolvido na Clínica de Fisioterapia da UNIFAL-MG

O Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid19, supervisionado por um grupo especializado de docentes do Instituto de Ciências da Motricidade (ICM), com apoio de discentes do 10° período do curso de Fisioterapia, foi destaque no jornal da EPTV 1ª e 2ª Edição. As matérias exibidas no dia 21/6 apresentaram informações sobre o público que pode procurar os atendimentos, os dias da semana nos quais são realizadas as intervenções e o desenvolvimento do plano de exercícios individualizado.

Segundo a professora Aline Roberta Danaga, os atendimentos aos pacientes que apresentam sintomas persistentes após a Covid-19, como diminuição de funcionalidade, fadiga, dores musculares e tosse, são realizados às segundas e às quartas, no período tarde, e às segundas e terças-feiras, no período da manhã. “Aqui, os pacientes passam por um programa de exercícios planejados para cada condição clínica. Há um exercício modulado, se ele tiver comorbidades ou não, e esses exercícios são supervisionados e monitorizados com relação à oxigenação, aos sinais vitais”, explicou a docente. Na oportunidade, ela também destacou que cada paciente recebe uma alta programada de acordo com a melhora funcional.

Até o momento, os resultados após um mês de ambulatório são satisfatórios. “Alguns pacientes já relatam melhoras nas dores articulares, em dores musculares, uma recuperação gradual do fôlego, do ânimo para as atividades, e uma redução da fadiga. Isso já tem sido observado de forma importante, assim como a melhora da ventilação, que alguns pacientes apresentaram prejudicada”, completou a professora Aline Danaga.

Confira as matérias completas abaixo:

EPTV 1ª Edição

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9621908/

EPTV 2ª Edição

Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/9623471