Empresas juniores da UNIFAL-MG participam de capacitações promovidas pela Agência de Inovação e Empreendedorismo e NidusTec Incubadora de Empresas

Mais de 30 acadêmicos, que integram as empresas juniores da UNIFAL-MG, participaram de capacitações promovidas pela Agência de Inovação e Empreendedorismo e a NidusTec Incubadora de Empresas nos dias 21 e 28/06. O evento contou também com a presença de docentes e orientadores vinculados às empresas juniores.

Conforme informações da Agência de Inovação e Empreendedorismo, as capacitações foram propostas após as empresas juniores terem passado pelo processo de renovação de reconhecimento, conforme portarias publicadas entre 15 de março e 15 de junho de 2021, nas quais o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, concedeu a autorização para funcionamento das oito empresas juniores da Universidade pelo período de 24 meses.

Realizadas de forma on-line via Google Meet, as capacitações abordaram os temas “Desafios e potencialidades das Empresas Juniores” e “Contabilidade e planejamento estratégico”.

No primeiro encontro, (21/06), foi realizada uma mesa-redonda com a participação de Bárbara Pineli, diretora de comunicação e presidente executiva do Núcleo de Empresas Juniores do Sul de Minas Gerais, e de Alexandre Cupertino, presidente executivo da Federação das Empresas Juniores do estado de Minas Gerais (FEJEMG).

O segundo encontro, promovido no dia 28/06, contou com a presença de Eliana de Castro Reis, administradora de empresas e bolsista de desenvolvimento tecnológico e incentivo à inovação da UNIFAL-MG, que falou sobre  “Contabilidade, Precificação e Planejamento Estratégico”.

Segundo a organização, o objetivo foi desenvolver e estimular a cultura empreendedora na UNIFAL-MG, visando contribuir na formação acadêmica dos discentes e fornecer conhecimento e ferramentas para atuarem nas empresas juniores.

“Os encontros possibilitaram um espaço dedicado ao aprendizado e troca de experiências, impulsionando o desenvolvimento das ações e atividades desenvolvidas pelos membros das empresas juniores, despertando assim noções básicas e maior interesse sobre o tema de empreendedorismo”, destacou a servidora Erica Nicacio Hornink, da Agência de Inovação e Empreendedorismo, acrescentando que além de promover a integração dos membros das empresas juniores, o evento também possibilitou desenvolver sentimentos de motivação e inspiração que auxiliam na graduação.

Em breve, a Agência de Inovação e Empreendedorismo deverá promover novos eventos para as empresas juniores.

Atualmente, as empresas juniores da UNIFAL-MG são as seguintes:

  • Ambientação Jr.: do curso de Engenharia Ambiental
  • BiotecInova:  do curso de Biotecnologia
  • GeoAtiva Jr.: do curso de Geografia
  • FarmaAlfenas Jr.: do curso de Farmácia
  • Proeq Jr. : do curso de Engenharia Química
  • Prospec Jr. : do curso de Engenharia de Minas
  • Saber Jr.: dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharias
  • Valor Jr. : dos cursos de Ciências Econômicas com ênfase em Controladoria, Administração Pública, Ciências Atuariais e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia