Climatologista da UNIFAL-MG alerta, na EPTV, para riscos de uma geada para as plantações sul-mineiras

Em participação no Jornal da EPTV 2ª Edição, do dia 7/7, quarta-feira, o professor de climatologia Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza, da UNIFAL-MG, alertou sobre os riscos da geada para as plantações sul-mineiras, na madrugada do dia 8/7, sobretudo entre às 3h e às 7h da manhã. O aviso meteorológico de frio partiu do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

“A geada é um fenômeno parecido com aquele que você observa quando você guarda uma garrafa cheia de líquido no congelador. Quando há o congelamento, o líquido expande, a garrafa fratura e você perde os dois. Quando ocorre a geada, a seiva que transita pelos vasos da planta também incham, danificam os vasos. Em algumas plantas o dano é irremediável”, enfatizou o professor Paulo Henrique de Souza.

O  G1 Sul de Minas também destacou o assunto na matéria: Inmet faz previsão de geada e temperatura pode chegar a 3ºC em 64 cidades do Sul de MG

Confira a reportagem:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9668497/