Economista da UNIFAL-MG participa de reportagens sobre aumento no preço da gasolina e do gás de cozinha

Em participação ao vivo no jornal da EPTV 1ª Edição do dia 14/8, o professor de economia Marçal Serafim Cândido, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), comentou o 9º aumento no preço da gasolina em 2021. Na oportunidade, o docente explicou como é feita a conta do ICMS e como cada posto define o preço final repassado aos consumidores, com base em questões de logística, bem como tamanho e localização do estabelecimento.

“Chegou no posto, olhe: se o preço do etanol estiver até 70% do preço da gasolina, abasteça com o etanol. Agora, se o preço do etanol está 73%, 75%, 80% do preço da gasolina, aí compensa abastecer com a gasolina”, salientou o Prof. Marçal Cândido. Ele enfatizou aos consumidores comparar preços entre os postos e mencionou não haver, no momento, perspectivas de queda no preço da gasolina.

No mesmo dia, o professor participou da 2ª Edição do jornal, na qual falou sobre o gás de cozinha. O Prof. Marçal Cândido recomenda ao consumidor utilizá-lo de modo econômico, para que o gás dure mais tempo.

Confira as participações abaixo:

EPTV 1ª Edição

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9769057/

EPTV 2ª Edição

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9770181/