Professores da UNIFAL-MG participam de reportagem sobre falta de chuva no sul de Minas Gerais

Os professores Clibson Alves dos Santos e Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, participaram de reportagem sobre os impactos da falta de chuva para o sul de Minas Gerais e o Lago de Furnas. A matéria foi exibida no dia 24/8.

Na oportunidade, o Clibson Alves destacou que, de 2003 até os dias de hoje, a elevação nas águas do reservatório não chegou a 80% ao longo dos anos. “O máximo que a gente teve foi 75%, e há uma tendência de redução oscilando entre 60%, mas a maior parte entre 50% e até 15% do reservatório”, disse.

O professor Paulo Henrique de Souza falou sobre o comportamento das moléculas de vapor d’água nessa época. “Quando chove, você aumenta o volume de vapor d’água disponível, então mesmo que esses espaços existam entre os gases da atmosfera, eles não serão suficientes para abrigar todo o vapor d’água. Uma parte vai ficar exposta e à disposição de ser inalada. A chuva contribui e contribui significativamente”, destacou.

Confira a reportagem completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9797279/