Instituições federais de ensino ganham importante aliada no planejamento estratégico: Plataforma FordPDI é resultado de pesquisa desenvolvida na UNIFAL-MG nos anos de 2016-2019

Uma pesquisa produzida na UNIFAL-MG, em parceria com a UFLA e UNB, articulada junto ao Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD), da Andifes, desenvolveu estudo aprofundado sobre o planejamento estratégico das universidades que resultou na plataforma ForPDI. O sistema é um aliado das instituições para elaboração e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e foi disponibilizado para toda rede federal de ensino, pelo Ministério da Educação (MEC). O lançamento ocorreu por meio de webconferência, no dia 30/8.

O ForPDI foi coordenado pelo professor Tomás Sant’Ana, atual Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. (Foto: reprodução/Youtube)

O PDI é o principal instrumento estratégico das Universidades e, por isso, é necessário acompanhar as metas e os indicadores de forma constante. O projeto, que teve origem no Forplad, foi coordenado pelo professor Tomás Dias Sant’ Ana, coordenador do Forplad e pró-reitor de planejamento da UNIFAL-MG na época, e foi desenvolvido com recursos do MEC por meio da Fundação de Apoio da Universidade Federal de Alfenas (Facepe).

Como o programa ForPDI é de código aberto, a UNIFAL-MG já realizou customizações para adequação à realidade institucional. O PDI 2021-2025, aprovado pela Resolução 39/2020 do pelo Conselho Universitário, utilizou parte da metodologia do projeto e o acompanhamento já é realizado diretamente na plataforma. “Embora em início de utilização, já podemos perceber maior facilidade de obtenção dos dados do PDI e, também, já está disponível na Plataforma Aberta à Comunidade a possibilidade de acompanhamento e evolução das metas para o período de vigência do PDI”, explicou o pró-reitor de planejamento Lucas Cezar Mendonça.

Para o pró-reitor de Planejamento, Lucas Mendonça, a parceria com a RNP possibilita melhores e expansão do sistema. (Foto: Arquivo/UNIFAL-MG)

Para o pró-reitor, a parceria da RNP na manutenção e suporte ao sistema, amplia a perspectiva de melhorias na plataforma para as instituições que utilizam o ForPDI e na possibilidade de atendimento de outros órgãos públicos. De acordo com Lucas Mendonça, a manutenção foi um dos principais desafios da implantação. “Neste momento estamos viabilizando a evolução da plataforma. Vislumbramos o aprimoramento e melhorias no sistema que vão agregar ao funcionamento de toda a rede” destacou.

O professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, participou do lançamento oficial por vídeo. Em depoimento, ele apontou a importância da clareza nos objetivos e metas das universidades, na prestação de serviços públicos de excelência à população e às outras organizações do Brasil e do mundo.

“Nós, enquanto instituições públicas, mantidas com os recursos do povo brasileiro, precisamos buscar, ao máximo, a eficácia e a eficiência no atendimento da nossa missão pública de contribuir com o desenvolvimento do nosso país por meio do ensino de qualidade, da pesquisa de excelência da extensão universitária, com a qual dialogamos de uma maneira tão próxima, dos cidadãos e cidadãs das regiões onde atuamos”, destacou em vídeo.

A pesquisa desenvolvida na UNIFAL-MG ainda gerou o livro “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino” com todo o referencial teórico do projeto e um guia para direcionar os gestores na elaboração do PDI. O trabalho teve repercussão internacional e foi apresentado no “6th International Conference on Electronic Government and the Information Systems Perspective – EGOVIS 2017”, ocorrido em Lyon, na França, entre  os dias 28 a 31 de agosto de 2017.

Para capacitar equipes de planejamento das instituições federais de ensino na utilização das principais ferramentas de planejamento estratégico, da metodologia criada no projeto e também para utilização do software, a UNIFAL-MG realizou cursos de extensão em 2019 e 2021. Agora, a Escola Virtual de Governo, certificado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), disponibilizou um curso para apresentar o modelo ForPDI e os benefícios da utilização, para todos os servidores . Acesse.

o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Cerveira, reforçou a importância do planejamento na prestação de serviços públicos de excelência. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom/UNIFAL-MG)

Com a plataforma ForPDI, além do acompanhamento pela gestão das universidades e servidores, a comunidade também poderá acompanhar o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas no PDI.  “E isso é boa gestão, gestão com transparência e responsabilidade social. Essa postura traz qualidade as nossas decisões, justamente porque ninguém é capaz de ver todas as perspectivas ao mesmo tempo”, apontou o reitor Sandro Cerveira.

Na UNIFAL-MG, o acesso externo para acompanhamento do PDI está disponível em  ForPDI. Outras informações, downloads e vídeo-aulas sobre a plataforma estão disponíveis na Plataforma FOR

A solenidade de lançamento da Plataforma ForPDI contou com a participação do ministro da Educação, Milton Ribeiro; do secretário-executivo do MEC, Victor Godoy; do secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas;  do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana; do diretor-geral da RNP, Nelson Simões; e do secretário adjunto de Educação Superior, Eduardo Gomes Salgado.

A pesquisa

O levantamento de informações para elaboração do estudo foi realizado durante os meses de fevereiro e março de 2016. Os pesquisadores elaboraram um  diagnóstico com  63 universidades federais do Brasil sobre a elaboração, acompanhamento e avaliação do PDI das instituições. Com o diagnóstico, foi identificado a necessidade de apresentar uma metodologia sobre a elaboração do PDI para as universidades federais. A Plataforma ForPDI foi um dos produtos gerados pelo trabalho.