Professor da UNIFAL-MG explica crise hídrica no Brasil e menciona possíveis consequências do fenômeno

No Plantão da Tarde, da TV Plan, exibido no dia 06/09, o professor Rafael de Oliveira Tiezzi, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, comentou a crise hídrica no Brasil. O docente falou, ao longo da participação, das causas e consequências do fenômeno, bem como mencionou as medidas de cuidado necessárias, a exemplo da economia de água.

“O que tem acontecido é o que a gente chama na engenharia, na hidrologia, de tempos de recorrência longos. Elas têm acontecido de maneiras muito mais curtas, então coisas que eram para acontecer de 100 em 100 anos têm acontecido a cada 5 anos. Essas crises têm relação principalmente com fenômenos de oscilação sul, que a gente conhece como El Niño, La Niña, que são situações em que a gente tem diminuição de chuva em parte do Brasil”.

Ainda de acordo com o professor, além de existir a possibilidade de falta de energia, o valor das contas pode se elevar.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://youtu.be/OH8mOTzMZ68