Em cerimônia emocionante, UNIFAL-MG forma novos fisioterapeutas; solenidade com 30 formandos foi realizada por webconferência

Na tarde desta quinta-feira (16/9), a UNIFAL-MG realizou a colação de grau antecipada de 30 universitários do curso de Fisioterapia, em formato de webconferência, conforme a Portaria nº 383, de 9 de Abril de 2020, que autoriza antecipação para alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia com o cumprimento de 75% da carga horária de internato médico ou estágio supervisionado. Disponível no canal da UNIFAL-MG no Youtube, o evento pôde ser acompanhado por familiares e amigos dos formandos.

A solenidade foi conduzida pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e contou com a participação do vice-diretor do Instituto de Ciências da Motricidade, Prof. Juscelio Pereira da Silva, e da coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Lígia de Souza Marino. Quem proferiu o juramento, baseado nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil em destaque no artigo 3º da Constituição Federal, foi a fisioterapeuta Kelly Maria Pereira Dias.

De forma solene, ela requereu os graus em nome dos colegas que, um a um, confirmaram o juramento aos preceitos da ética, da liberdade e da diversidade, a fim de exercer a profissão em busca da construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

A fisioterapeuta Alice Bustamante Sousa foi a oradora da turma. (Foto: reprodução/Youtube)

Como oradora, a fisioterapeuta Alice Bustamante Sousa proferiu uma mensagem a todos os formandos, na qual destacou a gratidão por fazer parte de uma turma em que prevaleceu a união. “Evolução, momentos, sonho, realização, crescimento, desafios, amor, superação, amizade, mudança, amadurecimento e saudade. Essas foram algumas das palavras que os formandos presentes descreveram o período que encerra hoje. Assim, eu enxergo que esses 5 anos e 7 meses foram vivenciados de diferentes maneiras, cada um com a sua história e particularidade, mas que, juntos, formaram a turma 8”, disse.

Em discurso, a professora Lígia de Souza Marino ressaltou aos novos fisioterapeutas: “[…]nunca deixem de sonhar”. (Foto: reprodução/Youtube)

Sobre a turma, a professora Lígia de Souza Marino, destacou, com alegria, o sentimento de orgulho por todos os formandos. “Vocês me fizeram uma professora tão feliz por ter sido não só coordenadora de vocês, professora de vocês, mas por ser paraninfa da turma. Chegou o grande dia, como foi esperado, como foi desejado, e hoje é o dia da primeira grande conquista profissional: é a conclusão de um ciclo, início de um novo ciclo, cheio de expectativas, medos e incertezas, mas com muito sonho a ser realizado”, salientou.

Na oportunidade, a docente também mencionou a importância de sabedoria para seguir o novo percurso. “O sonho realizado, chegando rápido ou devagar, ele vai se concretizar e valer a pena. Quando isso acontecer, estiquem um pouquinho mais esse sonho, deixem-no um pouquinho mais longo, e nunca deixem de sonhar. Vão sempre um pouco além. Sejam motivadores de vocês mesmos. Acreditem no potencial que cada um de vocês tem. Enfrentem as dificuldades, comemorem as conquistas e busquem sempre a felicidade. Sejam sábios”, completou a coordenadora do curso.

O reitor da UNIFAL-MG presidiu a cerimônia de colação de grau. (Foto: reprodução/Youtube)

Em agradecimento aos docentes, técnicos e colaboradores da UNIFAL-MG, bem como aos familiares dos formandos, o reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, encerrou a solenidade com uma mensagem sobre o passado, o presente e o futuro que constituem e irão constituir as universidades. “Nós estamos aqui, neste momento, naquilo que chamamos de presente, mas a universidade pública é construída por uma dimensão que gosto de chamar transtemporal. Ela implica aqueles que vieram antes de nós e que virão depois de nós. Todos estamos integrados. Nós precisamos ser gratos aos colegas e às colegas, os estudantes e às famílias que vieram antes de aqui chegarmos. Precisamos ter responsabilidade em entregar para as famílias, os estudantes, os colegas, os técnicos uma Universidade, inclusive, melhor do que aquela que recebemos, pois agregamos o nosso trabalho”, enfatizou o reitor.

Na fala, o Prof. Sandro Cerveira também mencionou a luta pelas universidades públicas. “Lutar pela Universidade Federal de Alfenas é um dever ético de todos nós, para que as gerações futuras possam ter acesso a esta Universidade que hoje chamamos de família”, completou.

A cerimônia completa está disponível no Youtube.