Jornada em comemoração dos 21 anos do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG aproxima participantes de conhecimentos diversos na Biologia; universitários, professores e técnicos marcam presença no evento virtual

A fim de estabelecer conexões entre conhecimentos acadêmicos e mercado de trabalho na área de Biologia, bem como fomentar discussões sobre a atuação profissional e na Pós-Graduação, a UNIFAL-MG realizou a sétima edição da Jornada da Biologia (7ª Jobio) entre os dias 8 e 11 de setembro. Com o tema “21 anos da Biologia na UNIFAL-MG”, o evento promoveu mesas-redondas, apresentações culturais, palestras e minicursos, com o objetivo de incentivar a interação entre os discentes, por meio da vivência acadêmica científica, e profissionais de diversas áreas. 

O evento teve participação de alunos de Graduação e Pós-Graduação,  professores e técnicos da UNIFAL-MG e de 24 instituições de ensino superior no Brasil. Foram 258 participantes no total, dos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Maranhão e Minas Gerais.

Sob coordenação da professora Tereza Cristina Orlando e do professor Marcos Vinícius Salles Dias, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), a 7ª Jobio abordou as temáticas de desenvolvimento de vacinas, mulheres na ciência, evolução, ciências forenses, conservação e biodiversidade, divulgação científica, agroecologia, paleontologia e mercado de trabalho. As comemorações de 21 anos da Biologia na Universidade e dos 11 anos do Pibid Biologia também foram destaque no evento. Todas as palestras estão disponíveis no Youtube. 

Registro da mesa-redonda com os professores aposentados Marcelo Polo e Cibele Gouvêa, dos ex-coordenadores Masaharu Ikegaki e Vinícius Xavier da Silva, da professora Tereza Cristina Orlando e do professor Marcos Vinícius Salles Dias. (Foto: Arquivo Pessoal/Prof. Marcos Vinícius Salles Dias)

“Foi uma oportunidade de trazer conhecimentos de pessoas de diferentes áreas das ciências biológicas de fora da nossa Instituição, ampliando, assim, a percepção das áreas de atuação do biólogo para os discentes”, disse o Prof. Marcos Vinícius Salles, egresso da primeira turma e hoje professor do curso na Universidade. 

Conforme destacou à Dicom, a repercussão da mesa-redonda dos 21 anos foi muito positiva entre os universitários, os quais puderam, além de conhecer a história do curso, sentir o pertencimento à comunidade que traz na bagagem muita dedicação. “Essa mesa-redonda foi muito especial, pois contou com a participação dos professores aposentados Marcelo Polo e Cibele Gouvêa, dos ex-coordenadores Masaharu Ikegaki e Vinícius Xavier da Silva, além da professora Tereza Cristina Orlando. Foi representativo, uma vez que os professores trouxeram suas lembranças das trajetórias, mostrando para os espectadores a evolução do curso e sua crescente qualidade”, completou o docente, que também participou da mesa-redonda. 

Marcaram presença na organização do evento as coordenadoras dos cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura, professora Lívia Maria Rosatto Moda, do Instituto de Ciências Biomédicas,  e professora Luisa Dias Brito, do Instituto de Ciências Humanas e Letras. Estudantes dos programas PET, Residência Pedagógica e Pibid Biologia, das entidades acadêmicas Atlética Primata, Liga Acadêmica de Ciências Biológicas e Consultbio e representantes de turma também estiveram envolvidos na organização da Jornada, dentre eles os universitários Bianca Dinis, Leonardo Silva, Gabriel Tonelotti, Gabrielle Novello, Isabella Assis, Julia Loiola, Lorenzo Giampaolo, Marcos Vinicius Bizarria, Maria Eduarda Santos, Sarah Cochut e Saulo Rocha. 

“Para mim, organizar a Jobio significou muito. Eu aprendi a resolver problemas da melhor forma possível; a organizar um evento; aprendi a lidar com pessoas; aprendi a ter paciência e a saber escutar meus colegas; aprendi a escrever e-mails mais formais; desvendei mais as plataformas digitais de comunicação. Foi um trabalho corrido e difícil algumas vezes, mas eu saio muito mais rica pessoalmente e academicamente”, destacou a universitária Maria Eduarda Santos. 

A 7ª Jobio foi transmitida pelo canal “Jornada da Biologia de 2021” no Youtube.