“Ainda teremos casos de Covid-19 e provavelmente seremos vacinados todos os anos, assim como acontece com a gripe”, explica aluna de biomedicina da UNIFAL-MG

Ao portal de notícias Mantiqueira Online, em editorial publicado no dia 24/9, a discente de biomedicina e participante do projeto InfoCovid da UNIFAL-MG, Thayla Eugênia da Silva Tomé, respondeu às perguntas frequentes da população sobre a covid-19.

Com relação ao término da pandemia e ao retorno à normalidade, a estudante comenta que apontar uma data específica ainda é um desafio para os especialistas. “Estudos indicam que a partir de 70% da população total vacinada já começaríamos a controlar a pandemia”, comentou.

Contudo, a acadêmica aponta que as falhas em medidas de controle do contágio, aliadas à vacinação lenta, propiciam a circulação de variantes mais preocupantes do vírus, como a delta, que demanda maior cobertura vacinal da população. “Isso tem feito com que o vírus da covid-19 ainda se movimente em níveis epidêmicos e, mesmo depois, a doença poderá se tornar endêmica. Ou seja, ainda teremos casos de covid-19 e provavelmente seremos vacinados todos os anos, assim como acontece com a gripe”, complementa Thayla Tomé.

Confira o editorial no link: https://www.jornalmantiqueira.com.br/2021/09/24/editorial-controle-3/