Palestra sobre pesquisas farmacológicas de novas drogas marca aula inaugural da Liga de Acadêmica de Farmacologia da UNIFAL-MG; tema ministrado pelo pesquisador Pedro Rosalen foi prestigiado por estudantes de graduação, pós-graduação e membros da comunidade da área de saúde

A fim de apresentar os membros da Liga Acadêmica de Farmacologia (LAFAR) aos discentes do curso de Farmácia, bem como fornecer gratuitamente conteúdo científico da área, a UNIFAL-MG realizou a palestra “Pesquisas farmacológicas de novas drogas: da bancada à clínica, o ciclo virtuoso da investigação científica”, no dia 19/8. Com a participação de Pedro Luiz Rosalen, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), a palestra ocorreu via Google Meet e foi exibida no canal do Youtube.

O evento objetivou alcançar alunos de graduação, pós-graduação e demais membros da comunidade da área de saúde, com o interesse de compreender a importância da farmacologia na rotina da prática clínica. Após a apresentação, houve momento de perguntas dos participantes ao palestrante para esclarecer dúvidas sobre o tema.

Sob a coordenação da professora Marcia Helena Miranda Cardoso Podestá, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, a ação permitiu o estudo e interação de diferentes áreas: Bioquímica, desenvolvimento de fármacos, parasitologia, microbiologia, virologia, farmacovigilância, uso racional de medicamentos, pelo fato de o conteúdo de Farmacologia ter ligação direta com essas disciplinas.

“Como resultado apresentado via Google Formulário, obteve-se 67 respostas de presença e satisfação do evento, no qual muitas avaliações e comentários positivos foram atribuídos, indicando que, para a primeira ação de extensão da LAFAR de maneira pública, obteve-se divulgação satisfatória e com boa meta de participantes”, destaca a coordenadora à Dicom.

Confira o evento neste link.