Transferência externa, obtenção de novo título, reingresso, remanejamento, rematrícula, aproveitamento de lista de espera do SISU/UNIFAL-MG e programas específicos

A UNIFAL-MG está com inscrições abertas para preenchimento de vagas remanescentes por meio de transferência externa, obtenção de novo título, reingresso, remanejamento entre cursos, remanejamento entre turnos, rematrícula, aproveitamento de lista de espera do SISU/UNIFAL-MG e programas específicos.

Sobre as modalidades disponíveis:

  • Transferência Externa: destinada ao candidato ou candidata regularmente matriculado(a) em curso superior de graduação de outra instituição credenciada pelo Ministério da Educação. Exige-se nota do Enem dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020.
  • Obtenção de Novo Título ou Segunda Graduação: destinada a candidatos(as) que já tenham concluído curso superior de graduação em Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente credenciada pelo Ministério da Educação. A seleção é realizada pela média das notas das disciplinas cursadas na graduação.
  • Remanejamento Interno entre Cursos: transferência de um curso para outro da própria UNIFAL-MG. Considera-se a média aritmética entre a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida pelo(a) candidato(a) quando de seu ingresso na UNIFAL-MG, o Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) dos períodos por ele(a) cursados e a carga horária cursada com aprovação pelo(a) estudante.
  • Reingresso: é a oportunidade do(a) graduado(a) formado(a) na UNIFAL-MG retornar para a complementação de outro grau (Bacharelado/ Licenciatura), habilitação ou ênfase do mesmo curso sem a necessidade de novo processo seletivo Sisu, desde que sua solicitação seja feita até quatro semestres letivos subsequentes à sua colação de grau no curso anterior.
  • Rematrícula: destinada aos discentes que tiveram a matrícula cancelada por não renovação no prazo previsto no Calendário Acadêmico ou por terem cancelado por iniciativa própria. Podem concorrer as vagas os(as) discentes que tenham até quatro semestres letivos de desligamento.
  • Aproveitamento da lista de espera: destinada a candidato e candidata classificado(a) na lista de espera da UNIFAL-MG que não foi convocado(a) na chamada regular dos dois últimos editais SISU/UNIFAL-MG. Ou seja, nos editais para ingresso em 2020/2 e 2021/1.
  • Programas específicos: é a modalidade destinada aos candidatos pertencentes a programas mantidos pela UNIFAL-MG.
  • Remanejamento Interno entre Turnos: é um procedimento de mudança de turno, desde que mantidos o curso, a modalidade, o grau e a habilitação.

Cada modalidade de ingresso possui requisitos específicos, sendo assim, é necessário que o(a) candidato(a) acesse a página da Diretoria de Processos Seletivos e confira os critérios de seleção de cada uma delas.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 08/10 de 2021, neste link. Já os resultados serão divulgados a partir de 18 de outubro, nesta página.

Para mais informações, acesse:
Edital nº122/2021, referente a Transferência Externa, Obtenção de Novo Título e Remanejamento Interno entre Cursos para área da saúde.
Edital nº123/2021, referente a Transferência Externa, Obtenção de Novo Título e Remanejamento Interno entre Cursos para vários cursos.
Edital nº124/2021, referente ao Reingresso em vários cursos.
Edital nº125/2021, referente a Rematrícula em vários cursos.
Edital nº126/2021, referente ao Aproveitamento da Lista de Espera em vários cursos.
Edital nº127/2021, referente a Programas Específicos em vários cursos.
Edital nº128/2021, referente ao Remanejamento Interno entre Turnos em vários cursos.