UNIFAL-MG está com vagas abertas para 31 cursos de graduação em várias áreas; transferência externa, obtenção de novo título, reingresso e remanejamento interno são algumas das formas de ingresso

A UNIFAL-MG, de modo a ampliar o acesso ao cursos de graduação oferecidos nas cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, abre processo seletivo de vagas remanescentes para ingresso ainda no 2º semestre deste ano, por oito modalidades de ingresso:  transferência externa, obtenção de novo título, remanejamento interno entre cursos, reingresso, rematrícula, aproveitamento da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), remanejamento interno entre turnos e programas específicos.  O prazo final para os interessados se inscreverem é 8/10 no sistema de inscrição no Portal da Universidade

Neste semestre, serão oferecidas vagas para 31 cursos de diversas áreas. Na cidade de Alfenas, há possibilidade de ingresso nos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Física (Licenciatura), Fisioterapia, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História (Licenciatura), Letras – Espanhol e Literaturas da Língua Espanhola, Letras – Inglês e Licenciaturas da Língua Inglesa, Matemática (Licenciatura), Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Química (Bacharelado e Licenciatura).

Em Poços de Caldas os futuros universitários podem optar pelo Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e pelos curso de Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e  Engenharia Química. No campus Varginha, estão disponíveis vagas para os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

As aulas da maioria dos cursos com vagas a serem preenchidas ocorrem em período integral. Ainda assim, o interessado que trabalha durante o dia tem opção em cursos noturnos em várias áreas. Em Alfenas, os cursos  de Ciências Biológicas  (Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Física (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), História (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Pedagogia e Química (Licenciatura), são oferecidos no período da noite. Em Poços de Caldas, a opção é o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e, na cidade de Varginha, todos os cursos disponíveis têm as opções integral e noturno.

“Os editais de vagas remanescentes abrem possibilidade para quem não conseguiu vaga no ingresso regular e está na fila de espera da lista. Também, para aquela pessoa que já concluiu o curso de graduação e deseja fazer uma segunda graduação, essa é a oportunidade”, explicou o pró-reitor de Graduação da UNIFAL-MG, Prof. Francisco Xarão.

De acordo com o pró-reitor, o ingresso no processo seletivo de vagas remanescentes é mais uma possibilidade de cursar o ensino superior em uma instituição reconhecida nacionalmente, como a UNIFAL-MG. “Portanto, amplia-se o acesso ao ensino superior de todos que não tiveram oportunidade pelo ingresso regular do SiSU”, completou.

Cada modalidade de ingresso possui critérios e requisitos específicos. No caso da transferência externa, o estudante de instituições privadas pode continuar sua formação em uma universidade federal. Um dos requisitos para essa modalidade é a obrigatoriedade da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em  anos anteriores, a partir de 2016. Confira os editais para saber mais sobre os critérios e requisitos.

As aulas para o segundo semestre de 2021 iniciam em 8/11. Durante o período de pandemia, as atividades serão oferecidas na modalidade remota. O resultado final do processo seletivo será divulgado na página da Diretoria de Processos Seletivos (Dips), a partir do dia 18 de outubro de 2021.

Saiba mais sobre as modalidades de ingresso em vagas remanescentes:

Transferência Externa: destinada ao candidato regularmente matriculado em curso superior de graduação de outra instituição credenciada pelo Ministério da Educação. Exige-se nota do Enem dos anos de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

Obtenção de Novo Título ou Segunda Graduação: destinada a candidatos que possuem curso superior. A seleção é realizada pela média das notas das disciplinas cursadas na graduação.

Aproveitamento da lista de espera: destinada ao candidato classificado na lista de espera da UNIFAL-MG que não foi convocado na chamada regular dos dois últimos editais SiSU/UNIFAL-MG.

Remanejamento Interno entre Cursos: transferência de um curso para outro da própria UNIFAL-MG.

Remanejamento Interno entre Turnos: procedimento de mudança de turno, desde que mantidos o curso, a modalidade, o grau e a habilitação.

Reingresso: possibilidade de discentes graduados na UNIFAL-MG obterem graduação em outra modalidade do curso, tais como bacharelado e licenciatura, habilitações ou ênfases.

Rematrícula: destinada ao discente que não renovou a matrícula do seu curso, de acordo com o Calendário Acadêmico, ou que tenha cancelado a matrícula por iniciativa própria.

Programas específicos: modalidade destinada aos candidatos pertencentes a programas mantidos pela UNIFAL-MG.

Para fazer a inscrição, acesse esta página