Aumento do IOF traz impactos para consumidores; docente da UNIFAL-MG dá dicas para enfrentar nova taxa

Para comentar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incide na cobrança de taxas pelo uso de cheque especial, cartão de crédito, crédito pessoal, empréstimo para empresas e outros, o professor Marçal Serafim Candido, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou de matéria do Jornal Cidade, da TV Princesa, no dia 27/9.

Ao longo da participação, o docente destacou que, se há aumento na alíquota de um produto, há impactos para o consumidor. “IOF, assim como o aumento de qualquer tributo nessa situação, é muito ruim. Eu penso que é a hora de os governos, especialmente, no caso do IOF, que é um tributo federal, pensar em reduzir seus gastos. Então, em vez de aumentar tributo, ver onde pode ser cortado para, assim, não onerar tanto o empresário quanto o consumidor”, salientou.

De acordo com o professor Marçal Candido, é importante organizar finanças pessoais, depender menos de operações de crédito, buscar renegociações e taxas menores e evitar novos empréstimos.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://youtu.be/2bFpC-LPmcA