:: Boletim Epidemiológico N° 45 – 25/10/2021 – Situação epidêmica de Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Na última semana epidemiológica, de 17 a 23 de outubro, Minas Gerais registrou aumento da taxa de incidência diária em todas as regiões do estado. A região Nordeste registrou o maior crescimento (400%), e a Sul o menor (5,4%). Isso é provável reflexo do feriado de 12 de outubro que, por ser de caráter nacional e prolongado, proporcionou maior circulação intra e inter-regional.

Situação da pandemia em Minas Gerais: Minas Gerais iniciou a semana (dia 25/10) também com piora, indo de diminuição para estabilidade em novos casos, novas internações e novos óbitos. Casos: Em novos casos, seis regiões registraram crescimento (Centro Sul, Jequitinhonha, Leste, Nordeste, Norte e Sudeste), ficando a média diária na semana em 1.372 novos casos. Óbitos: Em novos óbitos, a semana iniciou com uma média diária de 26, com registro de crescimento em seis regiões (Leste, Leste Sul, Nordeste, Noroeste, Norte e Sudeste) e queda nas demais. Internações: Em internações, o estado passou de diminuição para estabilidade, sendo que a média diária na semana foi de 52, em 18/10, para 186 nesta segunda-feira, dia 25/10. As regiões Centro Sul, Jequitinhonha, Noroeste, Norte e Vale do Aço apresentaram crescimento. Apenas as regiões Centro e Leste ficaram em estabilidade, as demais iniciaram a semana em diminuição nas internações.

Situação da pandemia no sul de Minas: A região Sul, assim como Minas Gerais, iniciou a semana em estabilidade na tendência de novos casos, portanto também registrando piora (estava em queda na segunda-feira anterior). Esse resultado foi devido à piora do indicador na regional de Alfenas que, de queda, foi para crescimento, e na regional de Passos, que, de queda, foi para estabilidade. As regionais de Pouso Alegre e Varginha permaneceram em queda na incidência. Média móvel em 25/10/2021 de 158 novos casos por dia. Com relação às internações, o Sul do estado passou de tendência de crescimento para estabilidade, novamente. As regionais de Alfenas e Varginha, que na semana anterior estavam em queda, iniciaram a semana com crescimento, ao contrário das regionais de Passos e Pouso Alegre, que iniciaram a semana (25/10) com diminuição. Média móvel em 25/10 de 13 novas internações por dia. Quanto à tendência de novos óbitos, o Sul de Minas permaneceu em queda, pois apesar de a regional de Passos apresentar crescimento, as regionais de Pouso Alegre e Varginha ficaram com queda e a de Alfenas, estabilidade. Média móvel em 25/10 de 3 novos óbitos por dia.

Situação da pandemia nos dez municípios mais populosos sul-mineiros: Em novos casos, a semana iniciou com tendência de crescimento em 3 municípios que apresentavam diminuição há pelo menos 3 semanas: Poços de Caldas, Alfenas e Três Pontas. Três Corações foi de crescimento para diminuição. Pouso Alegre, Passos e Lavras também iniciaram a semana em diminuição, os demais registraram estabilidade. Em novas internações, Poços de Caldas, Varginha e Itajubá apresentaram estabilidade, e os demais, diminuição (Pouso Alegre, Passos, Lavras, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas). Em novos óbitos, apenas 3 municípios tiveram oscilações: Passos foi de diminuição para crescimento e Poços de Caldas e Três Corações foram de diminuição para estabilidade. Os demais municípios permaneceram com tendência de queda. Acesse na íntegra