Em participação ao vivo no jornal Bom Dia Cidade, professor de economia da UNIFAL-MG dá dicas de como controlar gastos no fim de ano

O professor Fernando Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, foi convidado pelo Jornal Bom Dia Cidade para dar dicas, no dia 3/12, de como controlar gastos com o 13º salário e não começar o ano com restrições orçamentárias. Na oportunidade, o docente reforçou a importância de se ter um consumo consciente do 13º salário, que será pago, no fim do ano, aos trabalhadores brasileiros.

De acordo com o professor, a prioridade a se ter com o 13º salário é o pagamento das dívidas atrasadas, antes de gastar com os presentes e festas de fim de ano. “Em segundo lugar, é tentar fazer uma aplicação financeira ou uma poupança já prevendo os gastos do início de 2022. Sempre tem pagamento de impostos, matrícula dos filhos, material escolar etc. E aí, só então, em terceiro lugar, pensar nos presentes e nas festas de fim de ano”, salientou o professor.

A respeito dos empregos temporários, o docente destaca a necessidade de se planejar por conta da instabilidade do emprego e fazer uma poupança para lidar com imprevistos. “Em 2022, as perspectivas de crescimento são baixas, então, o desemprego pode continuar elevado, ou seja, uma pessoa que arrumou um emprego temporário agora, tem que pensar que esse emprego é instável”, pontuou.

Assista a matéria completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10095971/?s=0s

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG