:: Boletim Epidemiológico N° 51 – 06/12/2021 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O boletim epidemiológico da semana aponta que das 14 regiões de Minas Gerais, apenas duas registraram aumento da taxa de incidência diária semanal (Oeste e Vale do Aço). Considerada toda a pandemia a média geral para o estado também registrou diminuição de 23,7 para 23,2.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (situação da média móvel em 06/12) = Minas Gerais apresentou tendência de estabilidade da média móvel de casos, queda na de internações e crescimento na de mortes. Casos. Apresentaram crescimento três regiões (Jequitinhonha, Norte e Vale do Aço); estabilidade em cinco (Centro, Sudeste, Sul, Triângulo Norte e Triângulo Sul); queda nas demais. A média diária de casos no estado na semana foi em 632 (anterior = 691). Internações. Em novas internações a média diária na semana em Minas Gerais foi de 58 (anterior = 70). Duas regiões com tendência de crescimento (Sul e Vale do Aço); cinco com estabilidade (Centro, Leste, Nordeste, Noroeste e Triângulo Norte) e as demais com queda. Óbitos. Em novos óbitos na semana Minas Gerais apresentou média diária de 23 (anterior = 17). Com tendência de crescimento em seis regiões (Centro, Centro Sul, Leste, Leste Sul, Norte e Vale do Aço); estabilidade em três (Oeste, Sudeste e Triângulo Sul) e diminuição nas demais.

Situação epidêmica no sul de Minas Gerais (situação da média móvel em 06/12) = Casos: a região Sul apresentou tendência de estabilidade de novos casos. A regional de Alfenas permaneceu em crescimento, a de Passos e a de Pouso Alegre registraram estabilidade e Varginha foi de estabilidade para queda. A média móvel foi de 66 (anterior = 70). O crescimento da regional de Alfenas tem forte relação com o crescimento da incidência no município de Alfenas, que atualmente apresenta a maior média móvel de casos dentre os 10 mais populosos, com uma média móvel 4 vezes maior do que a de Poços de Caldas, o mais populoso da região Sul. Internações: o Sul do estado foi de tendência de diminuição para crescimento, com média móvel de 7 (anterior = 5). A regional de Alfenas e de Pouso Alegre oscilaram de queda para crescimento; a de Passos permaneceu em queda e a de Varginha foi de crescimento para diminuição. Óbitos: o sul mineiro foi de estabilidade para queda, com média móvel de 1, (anterior = 2). A regional de Alfenas oscilou de crescimento para diminuição; a de Passos permaneceu em queda; a de Pouso Alegre foi de estabilidade para crescimento e a de Varginha manteve- se em queda.

Situação nos 10 municípios mais populosos do sul de Minas (situação da média móvel em 06/12) = Casos: em tendência de novos casos, cinco municípios iniciaram a semana com crescimento: Poços de Caldas, Pouso alegre, Passos, Alfenas e São Sebastião do Paraíso. Lavras e Três Corações registraram estabilidade e os demais diminuição. Internações: em novas internações, Poços de Caldas e Alfenas registraram crescimento. Varginha foi o único município a registrar estabilidade e os demais registraram diminuição. Óbitos: em novos óbitos, nenhum município registrou crescimento nesta segunda-feira, dia 06/12. Poços de Caldas, Passos, Alfenas e São Sebastião do Paraíso iniciaram a semana em estabilidade, com os demais em queda.

Acesse na íntegra