Em entrevista ao vivo no Jornal da EPTV Sul de Minas, epidemiologista da UNIFAL-MG esclarece dados sobre tendência de novos casos da covid-19 na cidade de Alfenas

De acordo com os dados do Boletim IndCovid nº 51, publicado pela UNIFAL-MG, houve aumento nos casos da covid-19 na cidade de Alfenas. Em entrevista exibida ao vivo, no dia 9/12, pelo Jornal da EPTV Sul de Minas – 1ª edição, o professor de epidemiologia Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade, esclareceu informações a respeito do aumento de casos.

Segundo o especialista, de cada 5 novos casos registrados por dia no Sul de Minas, 1 desses casos é de Alfenas. “Isso indica que existe uma facilitação para a circulação do vírus, e, quando isso acontece, aumenta o risco de pessoas mais vulneráveis serem infectadas – ou mesmo, reinfectadas, que é um risco da variante ômicron – e poder, eventualmente, ter casos mais graves”, afirmou.

Conforme relatou o docente, os dados demonstram haver um a falha no controle de contágio e de eventos que podem propiciar essa contaminação. Sobre a nova variante ômicron, o epidemiologista comentou os resultados da Pfizer terem mostrado que as três doses da vacina são necessárias para a proteção contra a variante.

O aumento de casos de covid-19 em Alfenas também foi destaque no  G1, em 09/12, e jornal Estado de Minas, no dia 11/12.

Assista a matéria completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10113918/

G1: Covid-19: estudo aponta que Alfenas registra um a cada cinco casos confirmados no Sul de MG

Estado de Minas Gerais: A cada cinco casos de COVID-19 no Sul de Minas um foi em Alfenas

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG