No jornal da EPTV, professores da UNIFAL-MG dão dicas de como negociar e conseguir descontos nas compras de natal

O natal está próximo e com isso surgem dúvidas do que e como comprar para a comemoração da data. Os professores de economia Fernando Batista Pereira e André Luiz da Silva Teixeira, ambos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, participaram do Jornal da EPTV Sul de Minas 1ª edição, no dia 22/11, e deram dicas de como conseguir descontos nas compras de natal.

De acordo com o professor Fernando, no momento em que a alta dos preços ocorre muito acima da média, os dados costumam confundir as pessoas e gerarem dificuldades de analisar se os valores sobem ou descem. “Por isso, é importante iniciar essas pesquisas de preços antes de ir ao mercado e ao comércio, para sabermos se aqueles preços que a gente vai deparar, de fato, é uma oportunidade ou se é um preço que está elevado e a gente deve continuar as pesquisas”, explicou o docente. “O melhor a ser feito é não comprar por impulso”, aconselhou.

Para o professor André Luiz, é importante pesquisar pelo fato de as promoções esconderem o aumento de preços em outros produtos. O economista explicou que o preço de alguns produtos diminuem como forma de atrair os consumidores, ao mesmo tempo que os produtos complementares a esse podem ter um aumento do valor.

Confira a matéria completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10149994/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG