Um caminho para Kant – Paulo César de Oliveira & Lucas Magalhães Costa

Sintetizar pensamentos filosóficos em uma escrita fluida e prazerosa é um desafio para qualquer escritor ou estudioso da área de Filosofia. E é nessa perspectiva que se deu o desenvolvimento do livro “Um caminho para Kant”, escrito pelo professor Paulo César de Oliveira, do Instituto de Ciências e Letras da UNIFAL-MG e o jornalista Lucas Magalhães Costa, mestre em História pela Universidade.

Na imagem estão os dois autores do livro. À direita, o Prof. Paulo César de Oliveira e à esquerda, o jornalista Lucas Magalhães Costa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Lançada em novembro de 2021, pela editora Dialética, a obra percorre os caminhos filosóficos de Immanuel Kant com o intuito de facilitar o entendimento das questões propostas pelo pensador considerado um dos mais elevados da história da Filosofia.

A obra foi dividida em duas seções, sendo a primeira uma pesquisa histórica, narrada por Lucas Costa em linguagem jornalística e com episódios dispostos a aproximar o filósofo do leitor.  Baseada em um levantamento histórico e filosófico, a primeira parte do livro traça o perfil do pensador considerado um divisor de águas do pensamento ocidental.

Nessa fase primogênita da obra, Kant aparece de forma humanizada por meio de relatos dramáticos e divertidos da relação entre o filósofo e Thomas Quincey, autor que acompanhou os últimos 15 anos de vida do pensador. Desse modo, a primeira parte do livro prepara o leitor para o próximo capítulo e permite acesso ao pensamento que revolucionou o século XVIII.

A segunda parte apresenta reflexões feitas por Kant e busca sintetizar o pensamento kantiano de forma descomplicada para o leitor, na tentativa de unir a história do filósofo aos seus ensinamentos.

De acordo com Lucas Costa, o pensamento de Kant poderia ficar inacessível em outras obras por conta de uma escrita de difícil entendimento. “Embora seja um pouco mais complexo o ensinamento do pensamento de Kant, o professor Paulo César fez um texto muito parecido com o formato de texto da primeira parte para atingir o leitor curioso e sem formação específica para alcançar certos conceitos do filósofo”, relatou o jornalista Lucas Costa.

Em 108 páginas, o livro acessa o pensamento kantiano de modo didático o suficiente para possibilitar a compreensão dos leitores. Segundo os autores, não é difícil entender Kant e, por meio do livro, o pensamento do filósofo, pode ser assimilado e aplicado em diferentes tempos e lugares. A obra é voltada às pessoas não iniciadas na História e Filosofia, porém interessadas nessas duas ciências.

Aos interessados em adquirir “Um caminho para Kant”, o livro está disponível para venda no site da Editora Dialética.

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG