Estudo da UNIFAL-MG indica que maioria das mortes em menores de 12 anos em Minas Gerais é de bebês

Estudo da UNIFAL-MG observou o número de mortes por covid-19 em menores de 12 anos em Minas Gerais. O coordenador do estudo e professor, Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade, participou de podcast na Rádio Difusora e do jornal Bom Dia Cidade – Sul de Minas, nos dias 12 e 13/01, respectivamente. Na oportunidade, o epidemiologista explicou os dados do Boletim IndCovid e abordou o tema da vacinação em crianças.

De acordo com o estudo, em 2020 e 2021, ocorreram em Minas Gerais, respectivamente, 24 e 55 mortes por Covid-19 em crianças menores de 12 anos. A maioria das vítimas foram bebês de até dois anos de idade com 68% das mortes em 2020 e 73% em 2021. Conforme indicou o levantamento, bebês menores de 1 ano apresentam risco de falecimento pelo vírus 19 vezes maior do que crianças de 5 a 11 anos.

Segundo Sinézio, a aplicação da vacina na população de 5 a 11 anos terá início neste mês de janeiro. O docente salientou a importância da vacinação nessa faixa etária, mesmo com efeitos colaterais ou adversos. “Ela é mais vantajosa porque protege contra mortes e reações de casos graves da doença Covid-19”, pontuou.

Confira o episódio completo do podcast:

Disponível no link: https://anchor.fm/difusorahd/episodes/Mortes-de-crianas-por-Covid-19-em-MG-se-concentram-em-bebs-e1cs6tf

Matéria do jornal Bom Dia Cidade: https://globoplay.globo.com/v/10206394/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG