No portal R7, docente da UNIFAL-MG fala sobre volume de chuvas em Minas Gerais, crise hídrica e elevação nas contas de energia

O aumento das chuvas no estado de Minas Gerais chamou atenção da população e gerou dúvidas a respeito do assunto. Em entrevista ao programa Conexão Mais Lives, da Rede Mais, afiliada da Rede Record e exibido pelo R7, realizada no dia 15/01, o professor Clibson Alves dos Santos, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, esclareceu informações sobre o aumento do nível de água nos reservatórios do país. Na oportunidade, o especialista explicou a influência do aumento de chuvas nas contas de energia.

Conforme relatou o docente, as tragédias relacionadas à abundância de chuvas no estado de Minas Gerais e Bahia, se relacionadas aos valores elevados nas contas de energia, causam confusão no entendimento sobre o tema. “Por mais que tenhamos esse ano, que é um ano atípico do ponto de vista de chuvas (…) isso não vai ser suficiente para colocar os reservatórios no nível ideal, porque o ambiente está muito seco”, explicou Clibson.

Segundo o pesquisador, é necessária a continuidade das precipitações e redistribuição de chuvas, entre os estados, para a ocorrer regularização dos níveis de água nos reservatórios em todo o Brasil. O docente destacou a importância de haver um balanço na geração de energia do país a fim de efetivar a redução nos valores das contas de luz. Além disso, frisou a necessidade da implantação de políticas públicas na concretização dessa ação.

Confira a entrevista:

Acesse o programa completo pelo link: https://noticias.r7.com/cidades/rede-mais-tv/conexao-mais-lives-muita-chuva-e-a-conta-de-energia-nas-alturas-15012022

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG