Imunologista da UNIFAL-MG esclarece dúvidas sobre vacinação contra a Covid-19 em crianças

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em crianças de 11 a 5 anos começa em todo o país e imunizante gera dúvidas nos pais e/ou responsáveis. Para esclarecer as questões sobre a vacina, o professor Paulo Márcio de Faria Lima, do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, concedeu entrevista à Radio Difusora HD no dia 17/01.

Segundo o docente, a vacina das crianças tem menor concentração e volume de aplicação, semelhante a outros medicamentos aplicados nesse grupo, por conta do baixo peso de pessoas dessa faixa etária. De acordo com o imunologista, as contraindicações são as mesmas de outras vacinas: se a criança estiver com febre, deve aguardar alguns dias antes de vacinar e tomar as demais precauções orientadas pelos profissionais da saúde. Em casos de Covid-19, a recomendação é esperar 30 dias calculados a partir da data do teste para tomar a vacina.

O especialista explicou que a medicação não faz mal à saúde e apresenta os mesmos efeitos colaterais presentes nos adultos como dor no local da aplicação, febre, dor no corpo e dor muscular. “Essa vacina já foi devidamente aprovada pela Anvisa, o que é uma segurança pra quem vai fazer uso dela”, salientou. Na oportunidade, o docente frisou a importância da vacinação nas crianças tanto para proteger quanto diminuir a circulação do vírus.

Confira a entrevista completa abaixo:

Disponível no link: https://www.difusorahd.com.br/podcast/episode/29dc880b/imunologista-esclarece-duvidas-sobre-a-vacinacao-infantil-da-covid-19

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG