Em matéria da TV Plan, docente da UNIFAL-MG comenta adoção de novos critérios pela prefeitura de Poços de Caldas na realização dos testes da Covid-19

Na cidade de Poços de Caldas, a falta de exames para detectar a Covid-19 gerou indignação da população e levou a prefeitura do município a estabelecer critérios de prioridade para a realização dos testes. Em matéria exibida pela Tv Plan, no dia 18/01, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, comentou a respeito da medida.

De acordo com o professor, mesmo em casos mais simples, o diagnóstico é fundamental para saber de qual doença se trata. Na oportunidade, o docente salientou a importância de priorizar os casos mais graves e da comunicação com as autoridades de saúde na realização de diagnósticos pelo meio privado.

Segundo o especialista, a escassez de testes e restrições na testagem resultam na dificuldade de identificação do ritmo de contágio no município e desorienta o sistema de controle da pandemia da Covid-19. O epidemiologista frisou a necessidade da continuidade nas medidas de prevenção não-farmacológicas no enfrentamento da doença. “Uso correto das máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos. É importante um esforço coletivo para vencer um problema que é coletivo”, pontuou.

Confira a matéria:

 

 

A reportagem da TV Plan está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ICfaMdZB14s

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG