UNIFAL-MG segue para Etapa 2 do Plano de Retomada de Atividades Presenciais; retorno seguro abrange disciplinas de aulas práticas para estudantes de 2º e 3º ano

A partir desta segunda-feira, 24/01, a UNIFAL-MG avançou para a Etapa 2, denominada intermediária, com incremento gradual de discentes por turmas e campi, do Plano de Retomada. Nesta fase, as atividades acadêmicas de ensino se darão de forma gradativa, escalonada e/ou híbrida (parte presencial e  parte remota), com adoção de medidas estritas de higiene e distanciamento social.

A prioridade de retorno, respeitados os protocolos de biossegurança e o desenvolvimento de formação/capacitação em educação sanitária, é das turmas do 3° ano nas disciplinas que são pré-requisitos para avanço no curso. Ficam mantidas em oferta remota todas as disciplinas teóricas já iniciadas nessa modalidade. Nos cursos cuja oferta regular já contempla turmas com número reduzido de discentes no 3° ano e o ambiente/escala de horários pode ser organizado de forma a não permitir aglomerações, poderão ser retomadas turmas do 2º ano, com disciplinas que são pré-requisitos e que não são passíveis de oferta remota.

Segundo o Prof. Francisco Xarão, poderão ser realizadas ofertas híbridas das disciplinas, com parte presencial e parte remota. (Foto: Arquivo/Dicom)

“O início desta segunda etapa significa que avançamos mais um passo na retomada gradual e segura. Vamos aos poucos repondo todas as atividades ainda não ofertadas entre 2020 e 2021, como os laboratórios e práticas não passíveis de oferta remota. Pode-se, a critério da necessidade e adequação aos protocolos de biossegurança, realizar oferta híbrida, com parte presencial e parte remota, e mesmo condensada em semanas inferiores ou superiores às semanas do calendário acadêmico já aprovado”, explicou o pró-reitor de Graduação, Prof. José Francisco Lopes Xarão. De acordo com ele, as turmas que estão em oferta remota assim permanecem até a 5ª fase.

Já o início da terceira etapa, denominada etapa avançada de baixo risco para retomada das atividades presenciais, previsto para 08/03/2022, indica o retorno prioritário de turmas do 2° ano de cada curso. As turmas do 1º ano cujas atividades não são passíveis de oferta remota podem, nesse período, avançar para a retomada. É da competência dos Colegiados de Curso definir critérios para (re)organização das turmas adequados aos protocolos de biossegurança. Nessa fase, as Bibliotecas da Universidade estarão abertas para o empréstimo de livros e outros materiais bibliográficos, de acordo com o Plano de Atendimento das Bibliotecas, publicado pela Direção do SIBI.

As estratégias de retomada da UNIFAL-MG incluem medidas educativas para a comunidade universitária, como o oferecimento de curso de formação em cultura sanitária e a criação de um aplicativo de celular para monitoramento das condições epidemiológicas. O aplicativo está em fase de finalização e, em breve, será disponibilizado para estudantes, servidores e colaboradores terceirizados. Já o curso, que é autoinstrutivo, on-line e assíncrono, é feito via extensão universitária. O conteúdo, disponível no Google Sala de Aula, abarca material de leitura, exercícios e sugestões de vídeos explicativos e leituras complementares. Para ingressar na turma, após inscrição no CAEX, é necessário informar o código de acesso: lqs6cbw.

Após a leitura do material e a resolução dos exercícios obrigatórios, com aproveitamento de pelo menos 60%, o participante terá uma tela de confirmação no Google Forms que poderá ser utilizada como comprovação de realização do curso, juntamente à cópia das respostas, a qual será enviada ao e-mail. O certificado de conclusão será emitido via CAEX, para aqueles que se inscreverem neste link.

O retorno gradual e seguro segue as recomendações do Protocolo de Biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino, elaborada pela SESU/MEC. O Plano de Retomada Presencial pode ser acompanhado na página: Retomada Gradual e Segura.