:: Boletim Epidemiológico N° 58 – 24/1/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O boletim Incovid nº 58 mostra que todas as regiões de Minas Gerais apresentaram aumento na taxa de incidência diária na 2ª semana epidemiológica de 2022 e pela quarta semana seguida. No estado, o indicador apresentou aumento de 22,4 para 23,7 casos por 100.000 habitantes. Nas últimas semanas, esse indicador bateu o recorde de toda a pandemia. O Triângulo Mineiro e a região Sul atualmente e em toda a pandemia foram as regiões mais impactadas pelo espalhamento da covid-19.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (pelo critério da média móvel em 24/01) = Minas Gerais continua com tendência de crescimento de novos casos, internações e óbitos. Casos: todas as regiões apresentaram tendência de crescimento; a média diária de casos ficou em 21.688 (anterior = 13.682), mais um recorde que vem sendo batido desde o último dia 13/01. Internações: com exceção das regiões Centro e Oeste, todas as demais apresentaram crescimento. A média diária foi de 173 (anterior = 129). Óbitos: a semana iniciou em Minas Gerais com média diária de 19 (anterior = 13), com crescimento nas regiões Centro,
Leste, Norte, Oeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul e Vale do Aço; estabilidade na Centro Sul e queda na Jequitinhonha, Leste Sul, Nordeste, Noroeste e Sudeste.

Situação epidêmica na região sul de Minas Gerais (pelo critério da média móvel em 24/01) = Casos: o sul do estado apresentou tendência de crescimento, com média móvel de 5.719 (anterior = 4.383), mais um recorde que vem sendo batido desde o último dia 09/01. Todas as regionais apresentaram tendência de crescimento. Internações: a região apresentou tendência de crescimento, com média móvel de 58 (anterior = 31). Todas as regionais com tendência de crescimento. Óbitos: o Sul de Minas apresentou tendência de crescimento. A média móvel ficou em 4,6 (anterior = 2,7). Todas as regionais apresentaram crescimento.

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (situação da média móvel em 24/01) = Casos: nove dos 10 municípios iniciaram a semana em crescimento. Apenas Pouso Alegre, pelo represamento de notificações e ausência de registros na SES-MG não pôde ser analisado. Internações: apresentaram crescimento, Poços de Caldas, Varginha, Itajubá, Alfenas e Três Pontas; estabilidade em Três Corações e São Sebastião do Paraíso e queda nos demais (Pouso Alegre, Passos e Lavras). Óbitos: nenhum município apresentou tendência de queda. Destaque positivo: considerada toda a pandemia, a letalidade acumulada apresentou diminuição em todas as regionais de saúde sul-mineiras e o índice de internação por caso também diminuiu na região.

Acesse na íntegra