Egresso do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG é um dos autores de artigo publicado pelo Amazônia Real

O egresso do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG, Lucas Ferrante de Faria foi um dos autores de artigo publicado pelo jornal Amazônia Real, no dia 27/01. O estudo foi denominado “A planejada exploração de terras indígenas aumenta o risco de novas pandemias: 5 – A necessidade de parar” e contou com a escrita de diversos cientistas atuantes na área.

Conforme informado no artigo, os chefes do Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) publicaram, no ano passado, uma instrução normativa conjunta que retira a proibição de monoculturas em terras indígenas. De acordo com os especialistas, além de impactos sociais, as monoculturas geram perda e fragmentação de habitat ao substituir ecossistemas naturais.

Após o governo federal cogitar a abertura de unidades de conservação na Amazônia para a pecuária, os cientistas explicaram que além da degradação florestal e perda de biodiversidade, essa atitude aumentaria o risco de infecções antropo-zoonóticas e de epidemias.

Leia o artigo completo pelo link: https://amazoniareal.com.br/a-planejada-exploracao-de-terras-indigenas-aumenta-o-risco-de-novas-pandemias-5-a-necessidade-de-parar/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG