:: Boletim Epidemiológico N° 59 – 31/1/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Minas Gerais iniciou a semana do dia 31/1 com om crescimento da média móvel (mm7d) de casos, internações e óbitos. Conforme a edição nº 59 do boletim Indcovid, a mm7d de novos casos apresentou crescimento em todas as regiões. O valor para o estado ficou em 28.505 (anterior = 21.688), marcando mais um recorde histórico na pandemia, que vem sendo sucessivamente batido desde o último dia 13 de janeiro. Em novas internações, a mm7d de Minas Gerais foi de 253 (anterior = 173). Todas as regiões apresentaram aumento de internações, exceto as regiões Noroeste e Oeste, com tendência de queda e a Norte com estabilidade. Em novos óbitos, Minas Gerais apresentou uma mm7d de 50 (anterior = 19), com crescimento em todas as regiões.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais  (pelo critério da média móvel em 31/01) = Minas Gerais iniciou a semana (dia 31/01), com tendência de crescimento da média móvel (mm7d) de casos, internações e óbitos. Casos: todas as regiões apresentaram tendência de crescimento; a mm7d de novos casos ficou em 28.505 (anterior = 21.688), marcando mais um recorde histórico na pandemia. Internações: com exceção das regiões Noroeste e Oeste que apresentaram tendência de queda e a região Norte que registrou estabilidade, todas as demais apresentaram crescimento. A mm7d de Minas Gerais foi de 253 (anterior = 173). Óbitos: Minas Gerais apresentou uma mm7d de 50 (anterior = 19), com registro de tendência de crescimento em todas as regiões, com exceção de Jequitinhonha que registrou queda pela 3ª semana seguida.

Situação epidêmica no Sul de Minas Gerais (pelo critério da média móvel em 31/01) = Casos: em novos casos, a semana iniciou com crescimento na região Sul e em todas as regionais, exceto na de Alfenas que apresentou estabilidade para o indicador. A mm7d foi de 6.867 (anterior = 5.719), batendo mais um recorde histórico sucessivo desde o último dia 09 de janeiro. Internações: houve crescimento e em todas as regionais de saúde. A mm7d foi de 52 (anterior =58). Óbitos: o Sul de Minas apresentou tendência de crescimento, com média móvel de 14,1 (anterior = 4,6). Todas as regionais apresentaram crescimento.

Situação nos 10 municípios sul-mineiros mais populosos (situação da média móvel em 31/1): ATENÇÃO: os números apresentados por Pouso Alegre se apresentaram atípicos como possível reflexo de represamento de notificações e não foram considerados para análise de incidência e internações. Casos: em tendência de novos casos, a maioria iniciou a semana com crescimento: Poços de Caldas, Passos, Itajubá, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas. Lavras e Varginha apresentaram, respectivamente, estabilidade e queda da incidência. Internações: todos apresentaram crescimento, exceto Poços de Caldas e Lavras com queda. Óbitos: crescimento em Poços de Caldas, pouso Alegre, Passos, Itajubá e Três Corações; os demais não registraram crescimento. Destaque positivo para Lavras que dentre os 10 municípios foi o único que não registrou crescimento dos indicadores. A letalidade acumulada continuou a cair no Sul de Minas.

Acesse na íntegra