Em podcast, professora da UNIFAL-MG esclarece o papel da memória no trabalho do historiador

No dia 31/01, a professora Marta Gouveia de Oliveira Rovai, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, foi convidada pelo canal Leitura ObrigaHistória para falar sobre o trabalho da memória como fonte histórica e o uso da história oral como metodologia de trabalho. Na oportunidade, a docente diferenciou o conceito de memória e história aos ouvintes do podcast História FM.

De acordo com a historiadora, memória é um movimento vivo, dinâmico e não sistematizado, enquanto a história é um processo que passa por uma organização sistematizada, com intenções de esclarecimentos e interesses políticos e sociais. “Eu gosto de comparar a história com uma grande árvore com troncos e seus galhos e a memória seriam as raízes”, exemplificou Marta Rovai.

Conforme explicou a professora, a memória das pessoas assume um lugar individual da experiência vivida, e o historiador tem o trabalho de avançar para além da experiência. “Embora ele considere importante a experiência, esta é apenas uma dimensão dessa trajetória e dessa costura que o historiador vai fazendo com outras existências”, pontuou.

Confira o podcast completo:

Disponível no link: https://anchor.fm/historia-fm/episodes/083-Histria-Oral-e-Memria-o-que-voc-precisa-saber-para-entender-e1dkjfs

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG