Em entrevista, professor da UNIFAL-MG fala sobre educação financeira voltada para crianças e adolescentes

O professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, concedeu entrevista à TV Princesa, no dia 24/02, e esclareceu dúvidas a respeito de educação financeira para pais de crianças e adolescentes.

De acordo com o economista, a mesada pode ser considerada uma ferramenta de iniciação à educação financeira entre crianças e adolescentes. Conforme explicou, por meio da quantia em dinheiro, a criança entende a limitação dos recursos e separa os gastos de forma consciente. “Nem tudo o que ela deseja pode ser obtido de forma imediata, ela tem que ter um esforço até para não comprar de forma compulsiva tudo aquilo – aqueles brinquedos, aqueles produtos – que ela deseja”, comentou o especialista.

Para o docente, é importante esse processo ter início a partir do momento em que a criança já saiba fazer cálculos para estimar o período necessário de guardar o dinheiro a fim de obter o que deseja. Na oportunidade, o economista deu dicas de como lidar com divisão dos gastos, consumo e poupança.

Confira a entrevista completa:

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=i8tmkFTltjE

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG