Andifes divulga relatório com experiências exitosas das universidades federais durante a pandemia; estudo contempla 53 instituições brasileiras de ensino superior

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), principal órgão representativo dos gestores das universidades federais brasileiras, divulgou no dia 22 de fevereiro, um relatório sobre as atividades exitosas das instituições no enfrentamento da pandemia de covid-19. O documento destaca as principais ações desenvolvidas e sugestões para retomadas presenciais seguras.

O grupo de trabalho (GT) foi formado pelas reitoras Denise Pires Carvalho (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ),  Joana Angélica Guimarães da Luz (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB), Lucia Campos Pellanda (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA) e pelos reitores  Marcelo Augusto Santos Turine (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS) e Sylvio Mário Puga Ferreira (Universidade Federal do Amazonas – UFAM).   O relatório ressalta a importância dos cuidados para realização de atividades presenciais e, “para reduzir o risco de infecção do ponto de vista individual, além da vacinação, devem ser adotadas medidas que constituem o tripé da prevenção de doenças de transmissão respiratória: máscara, ambiente ventilado, quarentena e distanciamento”, aponta o GT.

Para o reitor da UNIFAL-MG, o relatório mostra o papel estratégico das universidades durante a pandemia. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

O relatório da Andifes enumera 18 principais ações e iniciativas das universidades, entre elas, a implantação de comitês de enfrentamento da covid-19, elaboração de planos de contingência, produção  de álcool em gel, abertura de novos leitos hospitalares, desenvolvimento de novas tecnologias para testagem, lançamento de editais de apoio a inclusão digital, entre outras. Em maio de 2021, o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), grupo vinculado à Andifes, divulgou um estudo das ações desenvolvidas pelas instituições e apontou que mais de 80 milhões de pessoas foram beneficiadas por ações de ensino, de pesquisa, de extensão e de gestão universitária no ano de 2020. Acesse o estudo Conhecimento e Cidadania.

“O relatório das experiências exitosas das Universidades Federais durante a pandemia é um registro cuidadoso, de valor histórico, da forma como as Universidades Federais do Brasil enfrentaram a terrível pandemia de covid-19, cujos impactos são bem conhecidos”, ressaltou o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. Segundo ele, o trabalho mostra, de forma clara, o papel estratégico das universidades federais brasileiras que,  além da adaptação muito rápida para garantir a oferta do ensino, atuaram de forma solidária e significativa no ensino, na pesquisa e na extensão.

“As universidades atuaram em várias lacunas emergenciais mitigando os efeitos da pandemia através de programas e projetos de extensão universitária que foram desde a disponibilização de seu parque instalado para produção de insumos e equipamentos até mecanismos remotos de apoio e cuidado com a saúde mental daqueles mais fragilizados. No campo da pesquisa, os resultados são evidentes e bem conhecidos, mas como o fazer científico é cumulativo, muitos dos resultados do esforço na pesquisa durante a pandemia ainda estão por vir, não apenas no campo das vacinas, mas em todas as áreas do conhecimento”, reforçou o reitor da UNIFAL-MG.

O relatório da Andifes está disponível em:  Experiências exitosas de ações nas universidades federais no enfrentamento da pandemia.