Estudo realizado por pesquisadores da UNIFAL-MG revelou aumento de casos de bruxismo decorrentes da pandemia; em entrevista ao jornal da EPTV, professor de Fisioterapia da Universidade esclarece os principais sintomas da doença

Um estudo realizado por pesquisadores da UNIFAL-MG e do Instituto Neurológico de Curitiba (INC) revelou que 100% dos entrevistados apresentavam “estresse” devido à pandemia e 76,42% relataram aspectos sintomáticos do bruxismo. Para esclarecer os sintomas da doença, o professor Marcelo Lourenço da Silva, do Instituto de Ciências da Motricidade da UNIFAL-MG, concedeu entrevista ao Jornal da EPTV Sul de Minas – 1ª edição, no dia 10/03.

Conforme esclareceu o docente, o bruxismo é uma atividade parafuncional da mandíbula e os sintomas comumente apresentados são de “apertamento” dentário, ranger de dentes, dores na região da mandíbula e dores de cabeça. “O estresse e a ansiedade, nesse caso, provocados pela pandemia, aumentam a tensão muscular em geral. Essa tensão, normalmente, fica retida na região do pescoço, ombro e na região da mandíbula. E isso leva o aparecimento dos sintomas”, explicou.

Confira a entrevista completa:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10375748/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG