:: Boletim Epidemiológico N° 65 – 14/03/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Na edição 65, os pesquisadores questionam: menos internações, mas com maior gravidade? Os indicadores apontam que em Minas Gerais e na região Sul, a relação do número de internações por número de casos de covid-19 diminuiu significativamente de dezembro de 2021 para os primeiros meses de 2022. Coerente com o avanço da vacinação e menor agressividade da ômicron. Mas, na relação de número de óbitos por número de internações a situação é diferente. No Sul de Minas, por exemplo, em fevereiro e março deste ano o indicador subiu 2 vezes mais do que dezembro de 2021. Isso pode indicar internações com pior evolução a partir de fevereiro, com internações se concentrando em pessoas sem proteção vacinal ou com ela muito diminuída (os mais idosos).

Panorama = Pelo critério da média móvel, Minas Gerais apresenta tendência de queda em novos casos, internações e óbitos. Se observada a taxa de incidência diária semanal, Minas Gerais encerrou a última semana epidemiológica (06 a 12/03) com crescimento da taxa de incidência diária semanal em 6 das 14 regiões. Interrompendo uma sequência de 5 semanas com queda em todas as regiões. A menor taxa de incidência foi a da região Vale do Aço (8,4) e a maior a da região Oeste (39,3). O indicador para o estado caiu de 24,1 para 23,4.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 14/03) = Casos: há queda no estado e em todas as regiões, com mm7d em 4.497 (anterior = 5.043). Internações: também queda no estado, mm7d de 107 (anterior = 113). Apenas as regiões Centro Sul e Sudeste iniciaram a semana com crescimento. Óbitos: o estado apresentou queda, com mm7d de 52 (anterior = 44) Com crescimento apenas na região Jequitinhonha, estabilidade nas Centro e Sul e queda nas demais.

Situação epidêmica no Sul de Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 14/03) = Casos: a região Sul iniciou a semana com queda, todas as regionais apresentaram diminuição. A mm7d ficou em 706 (anterior = 923). Internações: queda na região, com mm7d de 16 (anterior = 27). Todas as regionais com diminuição. Óbitos: o Sul de Minas apresentou estabilidade, com mm7d de 11 (anterior = 7). As regionais de Alfenas e Passos com crescimento e as de Pouso Alegre e Varginha com queda.

Situação nos 10 municípios mais populosos dos Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 14/03) = Casos: apenas Alfenas com crescimento; os demais com queda. Internações: Três Pontas com estabilidade e os demais com queda. Óbitos: Alfenas, Três Corações e São Sebastião do Paraíso com crescimento; Passos com estabilidade e os demais diminuição. Entre os municípios com campus da Unifal-MG (Alfenas, Varginha e Poços de Caldas), Alfenas é o que apresenta maior risco de contágio.

Acesse na íntegra